Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Ji-Paraná ganha Instituto de Prevenção contra o câncer

Sexta-feira, 20 Maio de 2016 - 19:34 | Da Redacao


O município de Ji-Paraná ganhou na manhã de ontem (20), da Fundação Pio XII- Hospital de Câncer de Barretos (HCB) e Instituo Avon, o Instituto de Prevenção, a Casa Rosa, localizada na rua Engenheiro Manfredo Barata, n°261, no bairro Jardim Aurélio Bernardi. O evento contou com a participação de diversas autoridades, Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC), médica da Unidade Dra. Rebeca Amaral, voluntários, entre outros. O pastor Sérgio e o padre José Carlos abençoaram o local.

A coordenadora do HCB em Ji-Paraná, Silvia Cristina comentou sobre a importância da Casa Rosa para Ji-Paraná e municípios circunvizinhos. Segundo ela, na Casa Rosa serão feitos os agendamentos das mamografias, entrega dos resultados, repassadas todas as informações necessárias sobre a prevenção do câncer de mama, entre outras ações para mulheres de Jaru a Vilhena.

“É um momento muito importante para o Estado de Rondônia, principalmente para Ji-Paraná, e agradeço todas as pessoas que colaboram com o trabalho de prevenção realizado pelo HCB. Com a ajuda de voluntários, conseguimos realizar diversas ações que fazem Rondônia ser o maior estado arrecadador voluntário de recursos para o HCB no Brasil”, afirmou a coordenadora, que agradeceu o HCB, Instituto Avon e o apoio da administração municipal e do comendador Luiz Bernardi, que cedeu o local por tempo indeterminado.

SAÚDE

O vice-prefeito, Marcito Pinto (PDT) disse que as pessoas estão se sensibilizando, cada vez mais, com a causa e que a visão da administração municipal na Saúde é buscar a melhoria.

“Este projeto é muito bem vindo ao município e vai contribuir com a redução da fila de espera das mulheres, que precisam fazer a prevenção. Está redução trará economia para a saúde municipal, que poderá investir em outros setores”, comentou Marcito Pinto, que agradeceu a parceria do HCB por esta ação que beneficiará Ji-Paraná e Rondônia, e a coordenadora Silvia Cristina por ser a percursora deste trabalho no município.

O secretário municipal de Saúde, Renato Fuverki, agradeceu o trabalho do HCB e apoio a Saúde de Ji-Paraná.

UNIDADES DE PREVENÇÃO

O coordenador das Unidades Fixas e Móveis de Prevenção do HCB, Dr. Rafael Haikel, agradeceu o apoio da prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), do empresário Luiz Bernardi e de todas as pessoas que colaboram com o trabalho do HCB.

“Hoje estamos inaugurando a área administrativa e até o fim do ano pretendemos inaugurar o consultório provisório para diagnóstico. Está é a sétima unidade no país e precisamos continuar tendo apoio para intensificar este trabalho de prevenção, pois queremos mudar a história do câncer em Rondônia”, afirmou Dr. Rafael Haikel.

No ano passado, foram realizadas nas Unidades de Prevenções mais de 120 mil mamografias, detectando 624 casos de câncer de mama, sendo 443 iniciais. “Este trabalho de prevenção é muito importante, pois o diagnóstico inicial leva a cura”, informou o coordenador.

APOIO

O presidente do Leilão do HCB, Sérgio Ferreira, ressaltou a importância do trabalho voluntário para ajudar o HCB continuar desenvolvendo este excelente atendimento aos portadores de câncer. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Aparecido colocou a entidade a disposição para ajudar nas ações de prevenção.

A representante da Associação Comercial e Industrial (Acijip), Sorraila Campos, destacou o projeto Força na Peruca, onde são confeccionadas perucas para os portadores de câncer. A representante da Avon, Juliana Boff falou que há 130 anos a Avon faz parte da vida das mulheres e que parte da venda de alguns produtos é doada para o Instituto Avon fazer este tipo de ação. O representante das Lojas Maçonicas, coronel Paulo Tupã, informou que a Grande Loja de Rondônia (Glomaron) pretende construir a Casa de Apoio aos portadores de câncer em Porto Velho.

PIONEIRO

Silvia Cristina agradeceu a presença de todos e destacou que o município de Ji-Paraná é pioneiro no trabalho de prevenção do câncer de mama. “No estado de Rondônia não tem um trabalho tão perfeito como este de prevenção realizado em Ji-Paraná para as mulheres”, salientou Silvia Cristina. Em seguida, as pessoas visitaram as instalações da Casa Rosa.

PREVENÇÃO

No ano passado, Ji-Paraná recebeu a Unidade Móvel de Prevenção (carreta) da Fundação Pio XII – HCB e Instituto Avon, que atenderam um pedido da população de Ji-Paraná.

A carreta é equipada com um mamógrafo digital e tem como objetivo sensibilizar as pessoas da importância de fazer a mamografia para conseguir o diagnóstico precoce do câncer de mama, pois de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), quando diagnosticado no início, a chance de cura é de 90%.

O exame é voltado para mulheres entre 40 e 69 anos de 34 municípios. Para fazer o agendamento a mulher deverá ter entre 40 e 69 anos e apresentar xérox (legível) da Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também