Rondônia, 29 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Assembleia realiza audiência sobre acesso público a medicamentos

Sábado, 13 Abril de 2024 - 08:53 | da Secom/ALE


Assembleia realiza audiência sobre acesso público a medicamentos

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e a Assembleia Legislativa de Rondônia realizam na segunda-feira (15), uma audiência pública sobre "Assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), acesso medicamentos em defesa da vida”. O evento acontece a partir das 14h30, no auditório “Deputado Amizael Gomes da Silva”, na sede do Poder Legislativo em Porto Velho.

A audiência pública de Porto Velho é preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. A 17ª Conferência Nacional de Saúde, em novembro de 2023, orientou sobre a necessidade de unir o Parlamento e a sociedade para falar sobre o acesso dos serviços de saúde para todos.

Projeto Integra

É uma iniciativa significativa, que surgiu em 2021, durante uma pandemia para integrar políticas e práticas de Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. É uma ação do Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR), para promover o conhecimento, engajar a sociedade e influenciar políticas públicas na saúde.

Já foram capacitadas mais de 1.000 lideranças em todo o Brasil, foram realizados Encontros Regionais e um Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica. O projeto é base para diálogos sobre democratização no acesso e não uso racional de medicamentos e novas tecnologias.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também