Rondônia, 18 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Jean Oliveira cobra novamente conclusão da ponte do Rio Jamari em Itapuã do Oeste

Terça-feira, 28 Junho de 2016 - 21:26 | Da Redacao


Apesar de todas as promessas e comprometimentos, a Eletronorte ainda não realizou a conclusão da ponte sobre o Rio Jamari no município de Itapuã do Oeste. No inicio dessa semana, o deputado Jean Oliveira, voltou a cobrar, o que vem fazendo há quase dois anos, a realização da obra.

Proposta pelo deputado Jean Oliveira,  a Assembleia Legislativa realizou audiência pública no município em  de outubro do ano passado para discutir e propor solução para a conclusão da obra.  Na audiência pública a Eletronorte assumiu que,  assim que se solucionasse a questão judicial com a empreiteira responsável pela conclusão da obra, assumiria e concluiria a ponte. O que não foi feito até o momento.

A  história da conclusão da ponte do Rio Jamari em Itapuã do Oeste já se arrasta há mais de 11 anos e a população de produtores rurais, que moram do outro lado,  sofrem porque necessitam de uma balsa para fazer a travessia do rio. A balsa faz a travessia  de  meia em meia hora e encerra os trabalhos às 22 horas.

 A obra sem conclusão é o símbolo da frustração de quem mora do outro lado do rio, nas estradas vicinais B-40 e T-120. Um dos moradores, produtor rural,  desabafou na audiência pública: “ Se alguém passar mal tem que entregar na mão de Deus, porque se for à noite não consegue atravessar”. É essa a situação. A chamada Ponte da Integração é uma conquista da população de Itapuã em 2001, após várias manifestações populares, inclusive já naquela época com o “fechamento” da BR 364, e invasão da sede da  Eletronorte.

Jean Oliveira explica  que a  reivindicação é mais que justa ,  pelo fato de que,  o município é um dos mais atingido pela alagação causada com a construção da Usina Hidrelétrica de Samuel. “A ponte é uma obra obrigatória, assumida pela Eletronorte, em compensação à população pelos danos ambientais e sociais causados pela construção da Usina de Samuel na região, sendo o município de Itapuã doOeste,  o mais impactado. Vamos insistir na cobrança permanentemente”,  disse o deputado.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também