Agronegócio
Alunos contarão com mediação tecnológica no estande da Seduc durante a 8ª Rondônia Rural Show
Quarta-feira, 15 Maio de 2019 - 15:55 | da Secom/RO
Os estudantes do ensino médio com mediação tecnológica de Ji-Paraná e Presidente Médici terão aulas especiais no decorrer da 8ª Rondônia Rural Show, que acontece de 22 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
A proposta é explorar na prática, durante a feira, as tecnologias aplicadas no campo por meio de algumas disciplinas, como Biologia e de Noções Básicas de Agroecologia e Zootecnia, por exemplo.
As aulas ocorrerão no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que estão sendo preparadas no Centro Tecnológico. No mesmo local, técnicos da Seduc preparam outros atrativos a serem apresentados.
Sob a supervisão da coordenadora de mediação tecnológica da Coordenadoria Regional de Educação de Ji-Paraná, professora Maria Helena Rodas Catarino, os estudos ocorrerão em duas salas e vão atender aos alunos de seis escolas estaduais. As escolas envolvidas são: Coronel Jorge Teixeira, Tupã, Paulo Freire, Dona Benta, Emburana e Irmã Dorothy.
“É uma oportunidade de os estudantes conhecerem na prática o que aprendem na teoria. Vamos proporcionar aulas presenciais e virtuais e mais visitações específicas em pontos estratégicos da feira do agronegócio que se relacionam às disciplinas ofertadas no período”, destaca a coordenadora.
A vitrine tecnológica é um dos pontos a serem visitados. Nesta área do Centro Tecnológico os estudantes terão acesso a plantios de várias espécies de florestas com fins comerciais, sistema de integração pecuária e lavoura, recuperação de nascentes, agroecologia, plantios de grãos, frutíferas e outros vegetais, entre outros.
O ensino médio com mediação tecnológica é uma ferramenta do governo estadual para levar conhecimento a estudantes de localidades de difícil acesso, como as escolas situadas em zona rural, áreas de grupos indígenas, remanescentes quilombolas e ribeirinhos. Distribuídos em 114 escolas, seis mil estudantes estão matriculados na rede estadual de educação.