Rondônia, 22 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Agronegócio

Safra de café em Rondônia deve ser de quase dois milhões de sacas neste ano

Quarta-feira, 18 Janeiro de 2017 - 16:14 | da Redação


Safra de café em Rondônia deve ser de quase dois milhões de sacas neste ano

A safra do café em Rondônia deve atingir quase dois milhões de sacas neste ano (1.985,7 – melhor hipótese), de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em todo o país, a safra de 2017 deverá atingir entre 43,65 milhões e 47,51 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado, que é contabilizado junto com as categorias do café arábica e conilon.


Com um recorde na produção do grão, o estado de Rondônia desponta entre os grandes produtores do país, registrando desempenho na produção/produtividade de mais de 22% de aumento em relação à safra passada, na mesma área plantada (87.657,0 hectares). Os municípios com maior desempenho na produção e produtividade de café do estado são Alta Floresta do Oeste, Cacoal, São Miguel do Guaporé, Nova Brasilândia, Ministro Andreazza, Buritis e Machadinho.

Em Rondônia, a maioria das lavouras é plantada em pequenas propriedades e com base na agricultura familiar, informa a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Mas a Conab credita o aumento expressivo da produção e a boa produtividade à disponibilidade de materiais genéticos (mudas de café especialmente desenvolvidas para as condições climáticas de Rondônia), orientação de melhor manejo da cultura, e ainda, à implantação das lavouras de cafés clonais irrigados.

Conforme a Seagri, embora cite em seu relatório as facilidades de financiamento das safras com as linhas de crédito do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), o resultado rondoniense na produção de café conilon decorre principalmente do investimento do governo na aquisição e distribuição gratuita entre os produtores de cerca de três milhões de mudas de café clonal de viveiristas especialmente treinados para este fim, e da variedade BRS Ouro Preto, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para as condições de solo e clima de Rondônia, com resultado de alta produtividade das lavouras.

A orientação do governador Confúcio Moura é de que a Secretaria da Agricultura (Seagri) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) atuem decisivamente no apoio aos produtores de café do estado, de modo a repassar a orientação técnica necessária para substituição das lavouras antigas por lavouras novas, com utilização de mudas clonais de café, uma realidade que nos municípios produtores já atinge praticamente 50% da área de plantada, com a experiência de excelente produtividade.

O relatório da Conab reconhece que essa orientação do governador (mudança) já chegou a praticamente todas as regiões produtoras, com a atuação da Seagri e Emater, que têm equipes de especialistas nos 52 municípios e distritos do estado, abrangendo todas as regiões produtoras de café de Rondônia, além da atuação da Agência de Defesa Agrossilvopastoril (Idaron), órgão que acompanha a análise laboratorial das raízes e das mudas como um todo, do café clonal, comercializadas pelos viveiristas, visando garantir segurança para quem adquire as mudas para as novas lavouras.

A companhia destacou os esforços rondonienses para melhorar sua produção, informando que a colheita brasileira do café conilon deve chegar a 9,63 milhões de sacas, e que este desempenho só foi possível com a alta produtividade de Rondônia e da Bahia que também registrou crescimento.


Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também