Artigos
Opositor ferrenho da administração do PT deixa Porto Velho debaixo d'água - Por Ivonete Gomes
Quarta-feira, 02 Fevereiro de 2011 - 18:11 | Ivonete Gomes
Obras do Corel Draw
Senhor prefeito,
Idéia do Núcleo de Imaginação
Senhor prefeito,
Já que na ficção petista tudo é possível, sugerimos que o projeto do Parque das Águas, com aquela ponte bonita da ilustração, seja itinerante. Em dias de chuva será útil em alguns bairros de Porto Velho, como o Tucumanzal.
Opositor ferrenho
Na capital de Rondônia, quando o assunto é ser do contra, os petistas só têm um opositor à altura deles. Chama-se São Pedro. Se as eleições municipais ocorressem nos meses de janeiro e fevereiro, dificilmente o santo católico permitiria reeleição de prefeito em Porto Velho.
Em obras
As próximas duas semanas serão usadas para reforma dos gabinetes dos novos deputados estaduais. Os móveis são dos próprios parlamentares que deverão remodelar seus escritórios. Epifânia Barbosa (PT-Porto Velho), Glaucione Neri (PSDC-Cacoal) e Ana Lucia Dermani (PT do B-Mamoré) deverão dar o toque feminino em seus gabinetes. Por enquanto, o Departamento Cerimonial está ampliando o espaço.
Descobrindo a pólvora
Seria Albert Einstein? Talvez Platão? Quem sabe Voltaire? Poderia ser Mahatma Gandhi ou Oscar Wilde? Ou foi o próprio gênio do sistema educacional Celestín Freinet aliado a Cristovão Buarque? Não, não. É Confúcio Moura, o homem a descobrir que “a educacão brasileira não está boa. Para melhorar há dois focos – o professor e o aluno.” A afirmação está lá no blog do escrevinhador. Depois eu que pego no pé?
Pegando no pé
E não tem esse negócio de esperar 100 dias ou seis meses de governo para cobrar promessas e compromissos assumidos. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero) solicitou audiência com Confúcio para definir o enquadramento correto do artigo 68 da Lei do Plano de Carreira. Também fazem parte dos compromissos de campanha do governador a lotação máxima de 26 aulas para professores com contrato de 40 horas semanais, a reposição das perdas salariais dos trabalhadores em educação, o pagamento de precatórios dos técnicos administrativos e dos professores, e a implantação de gestão democrática nas escolas estaduais. Para a presidente do Sintero, Claudir Mata, a questão é de fácil de solução, basta a aplicação imediata da lei. “Os trabalhadores em educação já sofreram por muito tempo com esse enquadramento errado, com a lotação excessiva e com as perdas salariais. Não há mais porque protelar o cumprimento da Lei”, disse Claudir, em nota enviada à imprensa.
Mãos á obra, Excelências
Outro que não quer saber de esperar para ver o trem nos trilhos é o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM). Para Laerte Gomes, os parlamentares das novas legislaturas já estão empossados e devidamente instalados nos respectivos gabinetes e devem começar a trabalhar para derrubar o veto presidencial ao projeto de redistribuição dos royalties do Pré-sal e pela aprovação da Emenda Constitucional 29, que pode diminuir o drama dos municípios na prestação do serviço de saúde.
Tudo pela família, com a família e para a família
Graves denúncias de propaganda eleitoral irregular, praticadas pelo deputado estadual Jacques Testoni (PP), são investigadas pelo Ministério Público Federal. Ele teria produzido e distribuído um DVD, dias antes das eleições, com conteúdo que o faz parecer autor de diversas obras públicas realizadas pelo irmão, Alex Testoni (PTN), no município de Ouro Preto. O parlamentar recém empossado também é acusado de distribuir alimentos em outubro de 2009 quando já se apresentava como pré-candidato. Mas é tal coisa da nova regra: político é ficha limpa até que a Justiça prove o contrário.
Danny Bueno
As denúncias foram divulgadas pelo jornalista Danny Bueno. Em reportagem minuciosa, Bueno explica que o deputado, eleito com mais de 13 mil votos, contou com o apoio do gerente local da Emater, conhecido como "Polaco". “Ele atraía os beneficiados com as doações e sedia o prédio público para as altruístas aparições do deputado eleito. Também estava presente o presidente da Câmara Municipal, Gilvane Fernandes (PTN ), que como apadrinhado da família Testoni e em recompensa a sua lealdade eleitoral foi reeleito por quase todos os vereadores para esse novo biênio, onde fazia questão também de lembrar aos eleitores que se o irmão do prefeito fosse eleito haveriam as doações seriam constantes”, informou o jornalista.
Perda de mandato
A executiva estadual do Partido Progressista (PP) deve aplicar sérias sanções ao deputado estadual Jaques Testoni (PP-Ouro Preto) por ter desrespeitado a orientação da legenda em relação ao voto do candidato do bloco de sustentação do presidente da Assembléia Legislativa, Valter Araújo (PTB-Porto Velho). Jaques será acusado de infidelidade e o PP pode exigir o mandato do parlamentar, tio do prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni (PTN). O histórico de traição dos irmãos Testoni é notável. Depois do deputado federal Carlos Magno (PP-RO), Alex e Jaques abandonaram o senador Ivo Cassol (PP-RO), apoiando o governador Confúcio Moura (PMDB). Corre em Ouro Preto que Confúcio firmou acordo com a dupla para manter contratos de locação de máquinas pesadas e prestação de serviços nas áreas de terraplanagem e eletrificação.
Veja Também
A grande maioria dos 52 prefeitos de Rondônia recebeu orientações prestadas pela Confederação Nacional dos Municípios CNM, durante o Diálogo Mun...
A deputada estadual Glaucione Rodrigues (PSDC), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa de Rondônia, solicitou ao governo através da Secre...
.............................................................................. Fiz o teste do 0800 da Ceron. Em três ligações obtive, carregadas ...
-----------------------------------------------------“Não devem vingar as ameaças de expulsão contra o deputado estadual Saulo da Renascer (PD...