Artigos
TUCURA DEIXA CLARO QUE É ALIADO DE VALTER ARAÚJO
Terça-feira, 24 Abril de 2012 - 18:16 | RONDONIAGORA
Tucura, o bom aliado
Quem assiste as sessões da Comissão Parlamentar Processante (CPP), que investiga deputados da Assembléia Legislativa sai com a impressão correta sobre o futuro dos denunciados na Operação Termópilas. Com a desculpa de que podem ser suscitadas questões jurídicas, Valdivino Tucura (PRP) só não levanta a bandeira pró Valter Araújo (PTB) porque ia ficar muito feito para ele nesse momento...
Sempre assim
As intervenções de Tucura no entanto, são sempre contrárias ao que definem aqueles que querem dar um bom andamento aos trabalhos, como Adelino Follador (DEM) e deputado Lorival Amorim (PMN). Esses procuram respeitar ao máximo suas posições na CPP.
Os demais
O presidente Eurípedes Lebrão (PTN) tem intervenções infelizes e isso ficou claro nesta terça-feira, quando, por questões óbvias, os deputados Euclides Maciel (PSDB) e Epifânia Barbosa (PT) abriram mão de ver suas testemunhas sendo ouvidas em sessão aberta. Follador questionou Lebrão sobre o retorno de uma carta registrada com aviso de recebimento (AR) a Cuiabá, onde mora um dos advogados do foragido Valter Araújo. A CPP pediu que esse advogado defendesse Valter na Assembléia. A intenção de Follador era definir um prazo para o retorno da AR, até porque o serviço dos Correios é problemático no Estado...
Não trabalha nos Correios
Com uma educação peculiar, Lebrão voltou-se contra Follador e disse que ele não tinha como antecipar o trabalho dos Correios e assim que a tal AR chegasse ele seria informado. Voltou atrás depois, afirmando que o caso vai ser debatido na próxima sessão, marcada para um dia depois do feriado..Ah tá...
Assessoria que só atrapalha
Outra situação que mais atrapalha do que ajuda: o excessivo número de advogados nomeados para assessorar a CPP. São 8 profissionais da advocacia, sendo que na maioria das vezes, a voz do Advogado Geral da Assembléia Legislativa, Leme Bento Lemes, é a que prevalece, seja por ter estudado bastante o assunto, ou por conhecer detalhes de regimentos internos da Câmara Federal e da própria Casa de Leis.
Defesa quase prejudicada
Ainda nesta terça-feira, por exemplo, Gustavo Marsola, advogado da deputada Ana Dermani de Aguiar, a “Ana da 8” por pouco não sai prejudicado da sessão. Um simples ofício, em que renunciava ao encargo de ser advogado dativo e que o nomeava como defensor constituído da parlamentar, passou quase 20 minutos em discussão com a decisão não somente de não deferir como retirar os prazos ao que o advogado tinha direito.
Estava na casa
Por sorte, Gustavo Marsola estava no local e conseguiu intervir em sua própria defesa. Só assim, uma assessora jurídica lembrou-se que o direito do advogado era prerrogativa constitucional e o apoiou. Desse jeito, a CPP vai indo...
Poderão defender
Finalmente, e também com relação a Comissão Parlamentar Processante, decidiu-se, após amplos debates, contrários da maioria, mas com aval da maioria dos membros, que os advogados poderão defender os deputados acusados pessoalmente com até 20 minutos a partir da próxima semana. No plenário poderão fazer o mesmo com tempo maior.
PMDB acaba sozinho
Definitivamente não decolou a pré-candidatura do médico José Augusto (PMDB). Apesar da insistência do presidente do diretório municipal, Dirceu Fernandes, o nome abençoado pelo senador Valdir Raupp não entusiasmou a militância peemedebista de Porto Velho. Vaidoso, José Augusto deve acabar desistindo porque não encontrou apoio nas bases, deixando o PMDB sem candidato próprio neste ano. Restará à legenda novamente a união com as legendas com maior aproximação no plano nacional, aí sobra o Partido dos Trabalhadores.
Bem articulada
E a coordenação da ex-senadora Fátima Cleide já enxergou a fraqueza dos líderes do PMDB e tenta fechar um compromisso com a legenda. Prometem fazer política diferente do prefeito Roberto Sobrinho, abrindo espaço para o vice. Hoje, Emerson Castro se dedica mais a seus empreendimentos empresariais em Jacy Paraná do que mesmo se preocupar com os problemas da cidade de Porto Velho. Não por culpa dele, mas porque acaba não tendo muito o que fazer na prefeitura.
Inimigo íntimo
Vereador Eduardo Rodrigues convocou a pré-convenção do PV para o próximo sábado em Porto Velho. O encontro deve servir de instrumento de pressão sobre os partidos do pacto, PSDB e PSD. Pelas bandas dos tucanos, a vereadora Mariana Carvalho continua firme no propósito de concorrer a Prefeitura, apesar das críticas dos políticos moderados. Já o PSD aguarda o sinal verde do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho.
Veja Também
TRIBUNAL DE CONTAS JULGA REPASSE DE RECURSOS DAS USINAS
Governo tira petista e coloca ex-deputada como adjunta
PREFEITURA PAGA CARO PARA PROCURADORES SEREM DOUTORES
Dois procuradores viajam a São Paulo para curso pago pelo contribuinte
CONTAS DE VALTER ARAÚJO CONTINUAM DESAPROVADAS NO TSE
TRE de Rondônia fez sua parte ainda em dezembro de 2010, quando irregularidades foram detectadas.
LUIZINHO GOEBEL INSISTE EM DEFENDER VALTER ARAÚJO
Confira ainda detalhes de uma jogada da Prefeitura beneficiando uma empresa de consultoria