Rondônia, 26 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Aparelho de ultrassom com doppler começa a funcionar em hospital de Ouro Preto

Quarta-feira, 05 Outubro de 2016 - 11:42 | Da redação


Aparelho de ultrassom com doppler começa a funcionar em hospital de Ouro Preto
Começa a funcionar a partir de quinta-feira (6) no Hospital Municipal Dra Laura Maria Carvalho Braga de Ouro Preto do Oeste, o aparelho de ultrassom com doppler colorido ultramoderno que suporta o software para realizar exames em 3D, informou o diretor geral da unidade hospitalar Boby Chalton Gois Gil.



O médico Davi Teixeira de Siqueira testou a funcionalidade do aparelho que vai realizar exames de abdômen total, endovaginal, exame da próstata, obstétrico e renal, entre outros que não são oferecidos na rede de saúde pública local.

O aparelho de ultrassom com suporte para 3D foi adquirido pela prefeitura em outubro de 2014, mas o computador interno e o programa comando queimaram, e foram quase dois anos para serem recuperados. Na época, Kelly Cardoso, técnica especialista em aplicação de produtos da Medicaway – equipamentos médicos, com sede em São Paulo (SP) viajou para Ouro Preto do Oeste para instalar o equipamento que faz todo tipo de exame de radiologia; ela aplicou um curso de capacitação em manuseio do equipamento para os médicos Antonimar Aparecido de Souza Gomes Álvaro, Alaim Hoffmann e Davi Teixeira de Siqueira.

Na mesma compra, a administração também adquiriu para o HM um desfibrilador cardioversor portátil e carrinho de emergência com rodas e uma lavadora e secadora industrial com capacidade de 35 litros. Todo o investimento foi de aproximadamente R$ 100 mil.

A aquisição do ultrassom com doppler colorido e dos demais equipamentos foi realizada pela administração em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) firmado pelo prefeito Alex Testoni e a Procuradora do Município, advogada Lucinei Ferreira de Castro, perante a Procuradora do Trabalho Priscila Lopes Pontinha Romanelli, de Ji-Paraná.

A administração recebeu multas pactuadas do Ministério Público do Trabalho/MPT – Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, através da Procuradoria do Trabalho no município de Ji-Paraná, pelo não cumprimento de ações para o Meio Ambiente de Trabalho e relacionadas à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

As multas pactuadas pela omissão da administração somavam R$ 1.267.000,00. Com as aquisições para o Hospital Municipal a prefeitura cumpriu o que ficou estabelecido no Tac junto ao MTE em Ji-Paraná, findando as multas.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também