Rondônia, 20 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Emater realiza Dia de Campo e revela potencialidade de Presidente Médici

Quarta-feira, 21 Maio de 2008 - 12:56 | Wania Ressutti


Aproximadamente 400 pessoas participaram do Dia de Campo sobre manejo de pastagem realizado no último sábado em Presidente Médici. A atividade, organizada pela Associação de Assistência Técnica e extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) em parceria com a Associação Mista de Produtores Rurais do Setor Leitão (Amprusel), foi realizada na Linha 104 (4.ª Linha), Lote 16 B – Gleba 10 – Setor Leitão (Ponte Preta), propriedade do agricultor Lauro Maria Fischer, para levar aos participantes as práticas e manejo adequados de pastagem para elevar a lotação animal sem interferir no equilíbrio ambiental.



Através do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DSR) – uma estratégia da instituição que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões – foram investidos recursos financeiros para o desencadeamento da bovinocultura de leite local.

O leite produzido em Presidente Médici abastece toda a região, incluindo-se os municípios circunvizinhos de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Alvorada do oeste, Cacoal e Ministro Andreazza. Também abastece os dois laticínios locais: Flor de Rondônia e Tradição. Com o manejo adequado, além de aumentar a produção local os produtores leiteiros estarão contribuindo com as questões ambientais e sociais. No caso do agricultor Lauro Fischer, sua propriedade foi escolhida como propriedade referencial em uma atividade que vem sendo desenvolvida dentro do Programa Pró-leite, do governo estadual. Com toda a sua família envolvida na pecuária leiteira, Lauro introduziu a prática de manejo após ser orientado pela Emater e hoje mostra resultados significativos em sua propriedade. “Antes eu criava 18 vagas em cinco alqueires. Hoje crio 36, em dois”, diz. Um parceiro muito importante para a Emater nesse segmento é o Banco do Brasil.

Através do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DSR) – uma estratégia da instituição que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões – foram investidos recursos financeiros para o desencadeamento da bovinocultura de leite local.

Nas novas orientações de assistência técnica e extensão rural não adianta apenas orientar e oferecer recursos financeiros. É preciso incentivar outras práticas como a higienização e melhoria da qualidade dos produtos oferecidos. Presidente Médici é o único município de Rondônia que já atingiu 100 por cento dos seus produtores adequado à Instrução Normativa N.º 51, que exige a entrega do leite em tanques de resfriamento. “90 por cento dos produtores já são donos de seus tanques e apenas dez por cento ainda estão atrelados às indústrias”, diz Ribeiro. Através da Associação dos Produtores Rurais da Primeira Linha (Aprupril) foi liberada uma emenda parlamentar – do deputado estadual Chico Paraíba – no valor de 200 mil reais para aquisição do transporte, agregando mais valor ainda ao produto. “Sem o transporte os produtores de leite de Presidente Médici já obtinham oito por cento a mais de lucro no leite, em relação ao preço praticado em outros mercados”, revela Ribeiro.

Outro enfoque priorizado no Dia de Campo foi a preocupação com o meio ambiente e a saúde humana. A questão ambiental é uma realidade e deve estar a serviço da comunidade, devendo ser discutido no cotidiano, de maneira geral, com intuito de melhorar a qualidade de vida e a preservação do planeta para as gerações futuras, levando-se em consideração as interações existentes entre o homem, a natureza e os sistemas. Para isso foi destacada uma estação para tratar exclusivamente sobre o assunto. As extensionistas da Emater, Fátima do Espírito Santo Martins e Valdimar Costa e Silva abordaram o tema sobre a destinação final das embalagens de agrotóxicos, salientando a importância de não se deixar esse material jogado pela propriedade e não reutilizá-lo em outras atividades.

Declarado acima das expectativas pelos organizadores do evento o Dia de Campo contou ainda com a presença dos deputados Luiz Cláudio pereira Alves e Luizinho Goebel, além de lideranças locais e dos municípios circunvizinhos.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também