Concursos e Empregos
Unir prepara editais da seleção 2025 para publicação na segunda-feira
Quinta-feira, 12 Dezembro de 2024 - 10:39 | Unir
A Universidade Federal de Rondônia (Unir), está preparando a publicação dos editais para ingressos em seus mais de 60 cursos de graduação, todos sem qualquer cobrança de mensalidade e ofertados em oito cidades de Rondônia. Os editais do PS UNIR 2025 serão publicados na próxima segunda-feira (16). A previsão é que sejam ofertadas mais de 2.500 vagas em cursos de graduação localizados em Ariquemes, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Porto Velho. As inscrições começam no dia 20 de dezembro, sexta-feira.
Nesta edição, a UNIR trará como novidade a opção de utilizar as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos últimos dez anos como critério de seleção. Ou seja, os candidatos poderão utilizar qualquer uma das notas obtidas nas provas do Enem realizadas de 2015 a 2024. Também haverá vagas específicas para indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e pessoas com deficiência (PCDs), além das vagas já reservadas para cotas sociais e raciais.
As inscrições para o PS UNIR 2025 terão início no mesmo dia da publicação do edital, em 20 de dezembro de 2024, e seguem até 15 de janeiro (no caso das vagas oferecidas para Ações Afirmativas), e até 17 de janeiro (para as vagas de Cotas e Ampla Concorrência) de 2025. As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente de forma online, por meio de sistema próprio da Universidade (https://sistemas.Unir.br/discente/). Os candidatos deverão informar a nota e a edição da prova do Enem que será utilizada, além do local onde estudaram no Ensino Médio (em escola da rede pública ou da rede particular).
O total das vagas ofertadas para cada curso será dividido em dois editais, um específico para as Ações Afirmativas, em que concorrem exclusivamente indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs; e outro para as demais vagas, que incluem as Cotas Raciais e Sociais e as vagas de Ampla Concorrência.
Ações Afirmativas – Em cada curso são reservadas até 5 vagas diretamente para pessoas indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs. Para os cursos com menos de 30 vagas abertas no total, há a previsão de critério de prioridade para preenchimento, conforme a ordem a seguir: indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PCDs.
Cotas e Ampla Concorrência - As demais vagas de cada curso, depois de atendidas as Ações Afirmativas, serão destinadas às demais categorias, sendo mantidas as cotas para estudantes de escolas públicas: pretos e pardos, indígenas, PCDs e de famílias com baixa renda. E também estão inclusas as vagas destinadas à ampla concorrência.
Bancas de Heteroidentificação, Verificação e Validação – Após a divulgação do resultado final, ao mesmo tempo em que estiverem acontecendo as matrículas, os candidatos que concorreram para Cotas e às Ações Afirmativas deverão se submeter às bancas de bancas de Heteroidentificação, Verificação e Validação. Para isso será publicada uma convocação específica. Essas bancas analisam a veracidade e fazem a confirmação das autodeclarações de pertencimento e identidade étnica; das autodeclarações raciais; bem como a verificação de pertencimento às categorias de cotas para estudantes de escolas públicas.
A primeira chamada para matrículas está prevista para o mês de fevereiro e o início das aulas do semestre letivo de 2025.1 para alunos ingressantes (calouros) será no dia 28 de fevereiro de 2025, conforme o Calendário Acadêmico 2025 da UNIR.
Mais informações podem ser obtidas no Portal da UNIR (www.Unir.br) e por meio do Serviço de Orientação do Usuário o SOU UNIR, via WhatsApp: 2182-2016.