Eleições
Justiça indefere registro de candidatura de Ted Wilson à Prefeitura; vice vai ser indicado
Quarta-feira, 21 Outubro de 2020 - 11:21 | da Redação
Uma condenação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) levou a Justiça Eleitoral a indeferir o pedido de registro de candidatura do ex-vereador Ted Wilson, apresentado pelo PRTB. A decisão é do juiz Sérgio William Domingues Teixeira, da 6ª Zona Eleitoral.
Ted Wilson disse que não vai recorrer e seu vice, Leonardo Severo da Luz Neto será o novo indicado pelo PRTB.
A impugnação ao registro de candidatura foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), alegando inelegibilidade em razão prestação de contas rejeitadas pelo TCE, referentes 1/1/11 a 13/12/12, quando Ted Wilson era presidente da Fhemeron. “Ao final do julgamento pelo TCE-RO, firmou-se incontroverso, conforme demonstrou o MPE, que o impugnado, na condição de presidente da Fhemeron, teve as contas julgadas irregulares no Processo TCE- RO nº 3448/2016, referentes à tomada de contas especial, com último trânsito em julgado em 7/05/2019 e efeitos até 7/05/2027”
O juiz continua a análise, afirmando que a última decisão colegiada do TCE-RO transitou em julgado em 7/05/2019, o que, inexoravelmente, torna o condenado inelegível até 07/05/2027, salvo se tal decisão for modificada ou anulada. Portanto, qualquer mudança quanto a este aspecto somente seria aceitável se o próprio TCE-RO já tivesse apreciado o seu julgado, modificando-o em ação revisional, ou, então, por força de decisão judicial que porventura determinasse a nulidade do julgado proferido pelo TCE-RO. Por ora, então, tem-se a decisão questionada como insanável, tendo em vista o registro de trânsito em julgado.”
Ouvido pelo jornal, Ted Wilson lamentou a decisão e disse que o TRE “está cometendo um erro gravíssimo. O órgão contratou uma empresa terceirizada para analisar os candidatos e está induzindo o juiz ao erro. Eu tive um problema de uma multa no Tribunal de Contas e pediram o indeferimento da minha candidatura. Se eu recorrer eu ganho, mas eu não quero participar de eleição dessa forma e por isso estou passando o bastão para meu vice concorrer à Prefeitura. Essa foi uma decisão pessoal minha, depois de conversar com minha família. Eu não tenho nada que desabone minha conduta”.