Eleições
Projeto de governança ampliada de Euma Tourinho deve elevar Porto Velho a uma das principais capitais do país
Segunda-feira, 29 Julho de 2024 - 16:10 | da Assessoria
Projeto de governança ampliada da juíza aposentada Euma Tourinho deve colocar Porto Velho entre as principais capitais do país, tanto em qualidade de vida quanto desenvolvimento sustentável. O projeto, focado em uma gestão estratégica, foi divulgado à imprensa ainda no sábado (27), logo após a homologação da candidatura por aclamação pelo MDB.
“São eixos temáticos centrados no potencial da cidade e no que Porto Velho precisa com mais urgência. Eixos que, amplamente discutidos com setores especializados e com a comunidade, resultarão em nosso Plano de Governo”, explicou a candidata. “Esse trabalho se propõe a inspirar um horizonte promissor de gestão, não só para Porto Velho, mas com reflexo positivo em toda a região Norte do país”, completa Euma Tourinho.
Ao todo, são 15 os pilares fundamentais que devem orientar o diálogo de Euma Tourinho com a sociedade. No projeto, Porto Velho é destacada como potencial centro de referência em commodities no agronegócio, sendo a principal via para a exportação de grãos, por meio do acesso ao oceano pacífico, tendo como fator principal a ponte binacional Brasil/Bolívia.
“É um objetivo ambicioso e visionário, queremos transformar a região Norte do Brasil em um novo epicentro de poder político e econômico, a começar pelas ações do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Porto Velho, por meio do Projeto de Governança Ampliada (HUB-AGRO BRASIL)”, enfatizou.
Vale destacar que esse projeto é inspirado na visão de uma eleição histórica da primeira prefeita mulher do MDB em Porto Velho, um marco que não apenas simboliza a renovação do posicionamento político do partido mas também sinaliza o início de uma transformação disruptiva e abrangente em Rondônia.
Os projetos estratégicos enfatizam a modernização da gestão, promove agilidade na prestação dos serviços públicos e uma maior capilaridade do governo no território, com ampliação do acesso a grupos populacionais vulneráveis.
PRINCIPAIS TÓPICOS
- Saúde Inclusiva e Inovadora, com a implementação da Policlínica - AMEC e o incremento de atendimentos especializados.
• Educação e Tecnologia, com projetos como o Farol do Conhecimento e Inovação e o Projeto de Excelência Educacional, que refletem um compromisso com a educação de qualidade e com a preparação das futuras gerações para os desafios do mercado global.
• Apoio à Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico, por meio do incentivo à agricultura familiar e desenvolvimento de negócios locais, incluindo turismo e cultura.
• Inclusão e Humanização, iniciativas como a Casa da Mulher PVH e o Centro de Profissionalização para mulheres ex-encarceradas para promoção de uma sociedade mais inclusiva e justa.
• Segurança e Infraestrutura, com a criação da ‘Cidade da Polícia’ e investimentos significativos em segurança pública.
• Desburocratização, uma proposta que visa simplificar os processos burocráticos, tornando os serviços públicos mais acessíveis, eficientes e ágeis para os cidadãos de Porto Velho.
• Saneamento básico e sustentabilidade ambiental, priorizando investimentos para garantir o acesso universal à água potável e saneamento adequado.
• Ambiente de negócios atrativo, para criar um ambiente favorável para empresas e empreendedores.
• Regularização fundiária, um plano que contempla a garantia de propriedade em áreas urbanas e rurais.
• Mobilidade urbana e integração metropolitana, com investimentos em infraestrutura viária e transportes públicos.
• Habitação de interesse social, com a implementação de programas habitacionais voltados para populações de baixa renda.
• Parque industrial, para o agronegócio, incentivando a produção e comercialização de produtos agrícolas. Além disso, busca-se fortalecer a integração econômica com a Bolívia.
• Lazer, Esporte e Cultura, garantindo o acesso democrático às atividades de lazer, esporte e cultura para todos os cidadãos de Porto Velho.
• Turismo, com maior valorização da região com estratégias para impulsionar o setor do turismo em Porto Velho.
• Modelo de Gestão e Governança Inclusivo, com foco na transparência, participação e eficiência, criando-se um grande conselho de governança, um observatório do desempenho institucional, um escritório de projetos prioritários e uma câmara de diálogo social.
“Eu Amo Porto Velho, tenho orgulho da nossa história. Minha trajetória de vida e de servidora pública sempre esteve a favor das pessoas, de oferecer serviços sociais dignos, de amparar os mais vulneráveis e, ao mesmo tempo, de desenvolver uma gestão moderna, resolutiva e desburocratizada”, destacou Euma Tourinho ao explicar os pilares de sua candidatura.