Eleições
PSB indica nomes, mas vice de Confúcio pode sair do PT ou do próprio PMDB
Domingo, 22 Junho de 2014 - 11:51 | RONDONIAGORA
O ex-secretário de Educação e Turismo, Julio Olivar, enviou um release no fim de semana aos jornais anunciando a convenção estadual do PSB neste sábado, 21, e exultando seus feitos a frente da gestão do governador Confúcio Moura, colocando-se como um “messias” incondicional para ajudar no segundo mandato do chefe do Executivo na qualidade de vice-governador. Julio não quer outra candidatura, a não ser emplacar o cargo de vice de Confúcio Moura, seu amigo pessoal. Mas o PSB tem outros dois nomes e até um terceiro que se encaixa no perfil dos irmãos Nazif, os donos do PSB. O próprio sindicalista Daniel Pereira, pré-candidato a deputado federal pela legenda socialista, é uma opção, já que vem de um meio na qual o governador tem sofrido duras críticas.
Mas alguém do PSB não é o vice ideal, avaliam os caciques do PMDB. O deputado federal Anselmo de Jesus do Partido dos Trabalhadores é o nome mais qualificado para integrar a chapa governista. A resposta aos apelos do PMDB só serão conhecidos no dia 29, quando acontece a convenção do PT em Porto Velho. Nesse caso, PMDB e PT fariam coligações majoritárias e proporcionais. Um último cenário avaliado pelos peemedebistas é a indicação de alguém do próprio partido e que esteja com forte apelo para Câmara Federal. Nesse caso, pensaram até no nome do ex-deputado Lindomar Garçom, mas este caiu no rol da ficha limpa e nem deve concorrer nas eleições. Restou a opção do ex-diretor-geral do DER, Lucio Mosquini. Esse tem disposição e dinheiro para bancar uma campanha majoritária.
Mas o nome de Mosquini enfrenta resistência dentro do PMDB. Os irmãos Muleta e o próprio senador Valdir Raupp não gostam da opção de Mosquini como vice. “Se quiser será candidato a deputado federal”,disse o senador Raupp, que trabalha pela aliança com o PT.
Confúcio e governistas apostam no W.O
O PMDB vem para a campanha com “salto alto” e convencido de que o governador Confúcio Moura melhorou os índices de Saúde, Educação, Segurança Pública e reduziu o déficit habitacional. Para os governistas, a reeleição será fácil, já que não terão que enfrentar grandes adversários. A aposta é que o ex-senador Expedito Junior (PSDB) tenha o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Neste cenário, restariam duas candidaturas opacas, Jaqueline Cassol (PP) e Pimenta de Rondônia (PSOL), já que o PT estaria atrelado ao projeto peemedebista. O PMDB só esqueceu um detalhe: quem vota é o eleitor e não partidos políticos.
Veja o calendário das convenções
PMDB - dia 29 – Talismã 21
PT – dia 29 – Diretório Regional em Porto Velho
PSDB – dia 27 – Talismã 21
PR – dia 29 – Auditório da Ulbra
PSB – dia 21 – Câmara Municipal de Porto Velho
PSDC – dia 27 – Talismã 21
PP – dia 29 – Auditório da Ulbra
PSD – dia 27 – Talismã 21
PPS – dia 29 – Auditório da Ulbra
Pros – dia 29 – Auditório da Ulbra
PSC – dia 27 – Restaurante Compadre
PSOL foi único partido a realizar sua convenção. Pimenta de Rondônia é candidato a governador e o Pastor Aluízio Vidal é candidato ao Senado.