Eleições
Sofia Andrade entra novamente na disputa e vê política como meio de transformação
Sexta-feira, 30 Agosto de 2024 - 12:27 | Redação
Segunda suplente de deputado federal nas eleições de 2022, quando obteve 14,634 votos, a maioria de Porto Velho e assumidamente de direita, a bolsonarista e empresária Sofia Andrade admite que sua ascensão na política local teve início nas redes sociais, mas deixa claro que em sua visão, já possui história.
Novamente candidata pelo PL, ela afirma que pretende uma vaga na Câmara Municipal por ser a casa embrionária da defesa dos interesses da comunidade.
“Tudo começou na pandemia quando o governador fechou comércios com o lockdown, o toque de recolher e eu atuava como ambulante. Eu tinha um espetinho meu, um carrinho de espetinho que ficava na calçada, na frente da casa dos seus pais na avenida rio Madeira. E aí fecharam o comércio e eu passei a claramente defender que ninguém pode intervir na sua liberdade. E aí eu comecei a chamar as pessoas para ir para rua, pra gente lutar por liberdade e as minhas redes sociais deram um boom”.
A empresa diz que na época, tinha 200 a 300 seguidores, todos amigos. “De repente minha rede social virou um estrondo assim. Meus vídeos viralizaram. Meu intuito sempre foi esse que a gente prezasse pela nossa liberdade, que a gente pudesse trabalhar que eles realmente cuidassem das pessoas”.
Ela recorda que naquele momento, 4 anos, surgiram convites para ela começar a participar da política. “Eu não aceitei concorrer a vereadora. Foi logo no frevo assim da pandemia que as pessoas estavam bem emocionadas. Falei gente vocês precisam me conhecer porque a gente acabou elegendo mesmo muitas pessoas ruins nesse Brasil por emoção. Não quero que ninguém eleja por emoção. Eu falei assim eu quero que vocês me conheçam”.
Questionada se antes de Bolsonaro ela se identificava com algum político, a candidata afirma que seu pai sempre foi politizado e até elegeu-se vereador. “E aí a política para mim sempre foi isso, um meio de transformação na vida das pessoas né. Só que essa diferença de que é o partido A é de direita B de esquerda. A gente sempre soube que o PT era de esquerda né e na cabeça de muitos o PSDB era direita né então assim essa divisão de águas desse divisor de águas foi com o Bolsonaro na minha vida”.
Mesmo com o exemplo em casa, Sofia afirma que ninguém a colocou na política. “Foi eu mesma. Surgiu o convite do senador Marcos Rogério para eu ir ao PL. Senador pediu para conversar comigo eu fui conversar. E aí me ofereceu uma vaga para concorrer no PL e assim outros partidos né tinham me procurado, mas eu não tinha pretensão de ser candidata. Mas quando surgiu o convite do PL, do nosso presidente Bolsonaro, pra ajudar aí o partido da direita. Eu queria concorrer a deputado estadual, mas não foi aberta a vaga para mim, somente para federal e aí aceitei o desafio. Enfim, fiquei como segunda suplente”.
Ela recorda os problemas e vitórias. “A minha diferença de votos no partido, mesmo com a discrepância do valor do fundo partidário, que tinha o deputado coronel Chrisóstomo, com mandato e milhões do fundo eleitoral, a diferença minha pra ele foi de 9.000 votos. Então assim, eu com apenas R$ 200.000 andei seis municípios sem mandato, sem histórico político e a gente conseguiu alcançar 9.000 de diferença. Pra mim eu fui a maior vitoriosa em 2022, saí muito feliz assim mesmo cabeça erguida”.
Ela disse que naquele momento já pensava em disputar a próxima eleição. “Pensava, pensava: se eu perder a eleição para deputado federal eu iria concorrer na próxima, eu ia concorrer”.
E sobre essa disputa nova disputa, ela detalha que a Câmara é essencial. “A nossa vida acontece no município, o seu dia a dia é no município, se você se machucar você vai precisar da saúde pública municipal. Você anda nas ruas e o esgoto quem resolve é o município. Então a segurança pública do município diz muito, então a Câmara tem grande importância e às vezes a gente negligencia o cargo do vereador e ele é muito importante. Então eu sei que eu posso fazer muito eu tenho muito a entregar na Câmara de Vereadores da nossa capital eu já tô buscando já. Falei com os senadores Jaime e Marcos, que já me abriram as portas e disseram que assim que eu for eleita posso levar os projetos em benefício da nossa cidade para eles. Eles que querem fazer parceria para nossa capital. Com os deputados federais também já nos abriram a porta. Assim, eu vou entregar o melhor mandato que essa Câmara de Vereadores aqui já viu”, finaliza.