Geral
A arte de insultar
Sexta-feira, 15 Abril de 2011 - 09:26 | Mary Camata
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
*Mary Camata
Ultimamente, as pessoas andam muito sensíveis. Diria mais. As pessoas andam com os hormônios a flor da pele. Discutem por tudo, brigam por qualquer coisa e desfazem amizades por motivos torpes e infantis.
Recentemente, uma parte do DVD “A arte do Insulto” do comediante e apresentador do programa CQC, Rafinha Bastos, gerou grande polêmica em todo o estado de Rondônia. No vídeo, Rafinha Bastos fala para uma platéia sorridente sobre uma vez que veio visitar Rondônia onde nunca tinha visto tanta gente feia. A platéia ri e Rafinha Bastos continua a falar das pessoas mais feias que ele já encontrou na vida e se refere sempre ao estado de Rondônia. Em outra parte, Rafinha diz que se o diabo for brasileiro, que deve ser de Rondônia e que deixou muitos filhos no estado. Isto gerou um grande motivo de revolta em todo o estado.
Rafinha Bastos foi ignorante? Sim,foi. Todos nós somos. A cada piada sobre loira, sobre português, sobre negros, sobre japonês, sobre baiano, sobre gordo ou magro que você riu quando escutou, que você achou engraçado e que você passou em frente, você também foi ignorante. A cada vez que você riu de alguém que vestia uma roupa rasgada, que tinha um cabelo muito armado, que era feio ou que estava com alface no dente ou qualquer outra pessoa que você achou engraçada e riu e comentou com seus amigos, você também foi ignorante.
Os rondonienses estão tão acostumados a ter seu Estado ligado em coisas piores como bandidos, pistoleiros e traficantes que vai se incomodar com o singelo feio mencionado por um humorista? Recentemente, as pessoas estavam com medo de sair nas ruas da Capital com medo de serem assaltadas pelo povo que trabalhava nas usinas e agora esquece o “inferno” que preocupava o Estado até dias atrás ? Talvez nós fôssemos mais “bonitos” se a gente falasse que nosso estado é lindo, que não temos problemas e que aqui é lugar de gente bonita, honesta e feliz. Seria mentira.
Ignorância é levar ao pé da letra apenas o que queremos levar. Quando foi que lutamos e defendemos nosso Estado por um motivo tão justo quanto o de sermos chamados de ...Feios? Porque ninguém protesta a favor de causas que possam trazer benefícios ao Estado? Não é fácil estar no lugar dos gaúchos viados, dos baianos preguiçosos, dos cariocas vagabundos e das loiras burras não é mesmo? Rondônia não é um estado feio não. Somos lindos e perfeitos e, se você nunca cometeu nenhum tipo de insulto qualquer que seja, parabéns, você é um ser imaculado e não faz parte desta terra.
Parabéns Rafinha Bastos por fazer o povo rondoniense acordar e olhar um pouco pro seu próprio umbigo e perceber que quando falamos dos outros, não dói na gente. A gente só sente a dor, quando pisam no nosso pé.
* A autora é jornalista pós-graduada e editora-chefe do Jornal Correio Popular.
Veja Também
A resposta aos rondonienses foi feita no programa desta segunda-feira na Rede Bandeirantes e o apresentador do CQC, Rafinha Bastos disse que os ron...
O presidente da OAB de Rondônia, Hélio Vieira, disse na manhã desta quinta-feira durante entrevista a Rede TV, que os rondonienses que se sentiram ...
---------------------------------------------------------"Mediocridade de ambas as partes, “palhaço” e platéia. Palhaço entre “...” porque ...
______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________ Ferrenho defenso...