Rondônia, 26 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

ABANDONO DA EFMM. ATÉ QUANDO?

Segunda-feira, 11 Fevereiro de 2013 - 09:41 | ILDEFONSO RAMOS


Mais de cem anos de história, A Estrada De Ferro Madeira Mamoré,construída entre 1907 e 1912, foi um importante ponto diplomático entre Brasil e Bolívia, construída por aproximadamente 20 mil operários que vieram de diversas nacionalidades. Estima-se que morreram cerca de 6000 pessoas durante os cinco anos de sua construção. Hoje é considerada principal local para visitação de turistas de diversas partes do mundo, sua construção foi considerada de grande dificuldade e, guarda a lenda, que cada dormente ali colocado representa a vida de pessoas que para cá vieram e não suportaram  as condições vindo a falecer.

OBJETIVO


Na década de 80 um trecho de 7 KM  da Ferrovia foi reativado pelo então governador  Jorge Teixeira de Oliveira. Visava-se o resgate da história da ferrovia com o funcionamento para fins turísticos. Porém, logo em seguida, foi novamente desativada e a nossa história deixada de lado, abandonada.

REATIVAÇÃO II

Devido à decadência do ciclo da borracha na região, a EFMM foi nacionalizada em 1931 sendo desativada totalmente em 1972, através do 5º BEC.

REATIVAÇÃO I

Na década de 80 um trecho de 7 KM  da Ferrovia foi reativado pelo então governador  Jorge Teixeira de Oliveira. Visava-se o resgate da história da ferrovia com o funcionamento para fins turísticos. Porém, logo em seguida, foi novamente desativada e a nossa história deixada de lado, abandonada.

REATIVAÇÃO II

Com a construção de UHE Santo Antônio, a ferrovia foi contemplada dentro dos projetos de obras de compensação do consórcio Santo Antonio. O fato é que já se vão mais de quatro anos que a obra de reativação e revitalização do complexo começou e até agora não podemos sequer ouvir a sirene de uma de suas tantas locomotivas. Como podemos aceitar que um processo de revitalização ou reforma de um trecho de apenas 7  Km seja maior que o tempo gasto para a sua total construção, desde o desbravamento dos primeiros Km em 1907 até a sua inauguração em 1912, com a entrega de várias estações ao longo de um trecho de aproximadamente 330 Km de pura floresta Amazônica?

Até quando teremos que acreditar em grupos que mostram maravilhas para a nossa cidade, e acabam garimpando nossas riquezas e acabando com o nosso meio ambiente e sequer conseguem cumprir com acordo de pequenos projetos de compensação, que ora, poderiam diminuir o sofrimento e o desrespeito com toda uma comunidade, com toda uma história que vai continuando abandonada e agora corre o risco de ser afogada pelas águas formadas pelo lago de Santo Antônio?

Até quando teremos que esperar, para um dia levar nossos filhos ou, quem sabe, netos para um passeio memorável de pelo menos sete quilômetros para podermos contar a historia que faz parte da origem da nossa cidade, do nosso povo?

CARNAVAL

Que todos possam brincar, pular e se divertir muito, com responsabilidade e transmitindo muita paz e alegria; que na quarta feira de cinzas possamos ver a diminuição do índice de acidentes e criminalidade nesse período comparado aos anos anteriores.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também