Geral
Ações de sustentabilidade da Energisa têm garantido cuidado com o meio ambiente em Rondônia
Terça-feira, 01 Abril de 2025 - 11:28 | da Assessoria

A Energisa chegou ao estado de Rondônia há seis anos com a missão de transformar a distribuição de energia e garantir um serviço mais eficiente e sustentável. Uma das maiores contribuições ambientais da empresa foi a substituição do abastecimento de localidades que dependiam de usinas térmicas por linhas de energia e subestações de energia elétrica mais limpas e sustentáveis.
Com a construção de novas subestações e linhas de distribuição de alta tensão, 13 Usinas Termelétricas foram desativadas no estado, reduzindo significativamente o consumo de combustível fóssil e as emissões de gases poluentes. Como resultado, cerca de 665 mil toneladas de CO2 deixaram de ser lançados na atmosfera, o equivalente ao plantio de aproximadamente 4,74 milhões de árvores em uma área correspondente a 5 mil campos de futebol.
“A atuação da Energisa no estado também incluiu a remediação e recuperação de áreas das antigas usinas termelétricas, mitigando danos ambientais e promovendo a regeneração de áreas degradadas. Ações de educação ambiental foram realizadas em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente de diversos municípios, com destaque para Porto Velho e Ariquemes, onde ocorreram atividades voltadas à recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente”, relembra o supervisor de Meio Ambiente da Energisa, José Carratte.
Entre as principais conquistas, destaca-se também a regularização de 100% das subestações e linhas de distribuição de alta tensão com as devidas licenças ambientais. Além disso, a empresa implementou o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), certificado pela norma NBR ISO 14001:2015, abrangendo 40 subestações, a sede administrativa e duas bases operacionais, garantindo uma gestão eficiente dos impactos ambientais.
A Energisa também contribuiu para a preservação ambiental por meio do plantio e doação de mudas. Foram entregues mais de 8,5 mil mudas de castanheira ao projeto Plante Castanha Brasil, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), fortalecendo a recuperação florestal e a biodiversidade local. Além disso, a empresa apoia o Projeto Quelônios do Guaporé, uma iniciativa essencial para a preservação da fauna amazônica.