Geral
Aeroporto de Ariquemes: Mosquini e Confúcio recebem garantia de recursos
Segunda-feira, 16 Outubro de 2017 - 17:11 | da Assessoria
Em audiência na SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil) em Brasília, na última semana, o projeto do Aeroporto de Ariquemes avançou e este antigo sonho da sociedade ariquemense está próximo de ser concretizado. Recebidos pelo Secretário de Aviação Civil, Dário Lopes Reis, o deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO), o governador de Rondônia Confúcio Moura, o prefeito de Ariquemes Thiago Flores e o deputado estadual Geraldo da Rondônia tiveram a confirmação de que os recursos para a construção do aeroporto estão garantidos no orçamento da União.
O prefeito Thiago Flores afirmou que "Ariquemes agradece o esforço do amigo deputado Lúcio Mosquini que não meduiu esforços para que mais uma etapa fosse vencida. No dia de hoje avançamos mais um pouco e esperamos que em breve nossa cidade tenha um aeroporto de verdade".
"É muito importante que os moradores de Ariquemes e municípios vizinhos saibam do empenho do deputado Lúcio Mosquini para que as obras do aeroporto aconteçam o mais rápido possível. O aeroporto será muito importante para toda a região de Ariquemes", afirmou o governador Confúcio Moura.
O prefeito Thiago Flores afirmou que "Ariquemes agradece o esforço do amigo deputado Lúcio Mosquini que não meduiu esforços para que mais uma etapa fosse vencida. No dia de hoje avançamos mais um pouco e esperamos que em breve nossa cidade tenha um aeroporto de verdade".
"A construção do aeroporto de Ariquemes é uma bandeira minha e também do deputado estadual Geraldo da Rondônia e hoje conseguimos mais um avanço muito importante. O próximo passo é a assinatura do termo de convênio entre a SAC e o Governo de Rondônia, como estudos de geotecnia", afirmou Mosquini.
A Secretaria da Aviação Civil fará o repasse para o Governo de Rondônia para a construção do aeroporto de Ariquemes, cuja obra é estimada em 32 milhões de reais.
Atuação parlamentar
O deputado Lúcio Mosquini, desde o início do seu mandato, fez várias gestões em favor do aeroporto de Ariquemes. Em março de 2016 ele foi recebido pelo então Ministro da Aviaçāo Civil, Mauro Lopes, para tratar do projeto do aeroporto.
Nesta audiência, no ano passado, o Secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviaçāo Civil da Presidência da República, Leonardo Cruz, entregou ao deputado documento que comprovou a aprovaçāo do estudo preliminar para o aeroporto de Ariquemes e autorizava a execuçāo da fase de anteprojeto.´
O futuro aeroporto de Ariquemes terá terminal de passageiros, pista de pouso com as dimensões de 1.500x30m e quatro posições, o que vai permitir pousos e decolagens de aeronaves regionais de grande porte.
"Ariquemes e os municípios vizinhos têm se desenvolvido e um aeroporto com bom porte é fundamental para o setor produtivo e também para o deslocamento de lazer ou trabalho por parte da populaçāo", concluiu Mosquini.
Análise eleitoral
Nome novo com bons predicados e trabalho já apresentado
O promotor de Justiça Héverton Alves Aguiar está a um passo de consolidar o projeto de candidatura própria de uma legenda de médio porte ao Governo de Rondônia nas eleições de 2018. Defensor da ética e combatente da corrupção, ele liderou várias operações policiais desmontando grandes estruturas a serviço de quadrilhas especializadas no desvio de recursos públicos. A mais famosa delas foi a Termópilas, sepultando a vida política do ex-deputado Valter Araújo.
Naquele contexto, o governador Confúcio Moura (PMDB) estava acuado pelas alianças incongruentes com sua conduta e só passou a governar de fato quando o bando de Valter foi preso e todo esquema de dilapidação de verbas públicas canalizado pelos contratos de prestação de serviços ao seu Governo foi aniquilado. Graças ao papel decisivo do promotor de Justiça, a paz reinou e o Governo pôde implementar suas políticas mantendo austeridade e absoluto controle de gastos.
Os reflexos do trabalho de limpeza política chegam ao bolso do servidor. Rondônia hoje é um dos poucos estados que tem folga financeira, não devendo fornecedores e mantendo em dia a folha de pagamento do funcionalismo. Em outros estados, como o Rio de Janeiro, onde a corrupção só foi descoberta quando o estrago já havia sido feito nas contas públicas, servidores e aposentados amargam meses sem receber seus vencimentos. É lamentável ver cenas na televisão de pessoas que trabalharam a vida inteira para o Estado mendigando remédios e até comida. A corrupção é uma doença sistêmica e só a atuação de pessoas comprometidas com a coletividade pode barrar suas consequências desastrosas.
Como promotor, Héverton tem sido um exemplo. Como político, ele deve manter a mesma austeridade e conduta severa contra a corrupção. E sua nova vida começa com a filiação partidária.
O futuro partido não está envolvido em escândalos e mantém em seus quadros mandatários comprometidos com o trabalhador e que se posicionaram favoráveis a cassação do presidente da República.
Ele se aposenta no próximo ano e sua filiação ocorre dentro dos prazos permitidos pela Lei Eleitoral.