Rondônia, 22 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Alunos e professores agradecem intervenção do deputado Laerte Gomes para garantir repasses às escolas agrícolas

Sexta-feira, 06 Agosto de 2021 - 10:50 | da Assessoria


Alunos e professores agradecem intervenção do deputado Laerte Gomes para garantir repasses às escolas agrícolas

Graças a intervenção e cobrança do deputado estadual Laerte Gomes, as seis Escolas Família Agrícola (EFA) estão recebendo os repasses financeiros da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para pagar salários e as contas para manter as estruturas em funcionamento. A situação era preocupante porque o governo estava há seis meses sem pagar os convênios, gerando multas por atraso nas obrigações e encargos trabalhistas. Para o deputado Laerte Gomes, essas escolas têm papel fundamental na formação dos jovens no setor produtivo, ajudando a mantê-los no campo, e evitando o inchaço dos núcleos urbanos. “Deveria existir mais escola em cada município porque somos um estado totalmente agrícola, com nossa aptidão para agricultura familiar”, explicou o parlamentar.

O parlamentar recebeu durante o dia de quinta-feira, 5, diversas mensagens de agradecimento e apoio de professores e pais de alunos que estavam preocupados com a continuidade da formação dos jovens nas EFAs. A Seduc não operacionalizou a adequação às mudanças implementadas no Fundeb, causando um atraso nos repasses dos convênios. Laerte Gomes observou o erro técnico e cobrou o envio de projeto de Lei por parte do Executivo. “Esse projeto de lei, que prevê a readequação da nossa lei estadual e da lei do Fundeb, foi aprovado, publicado e sancionado pelo Governo do Estado. Porém, o que já era um desespero para os servidores das EFAs, que já estavam há quatro meses sem receber, se estendeu por mais dois meses. Porque o projeto de lei que a Seduc encaminhou para essa Casa estava errado”, disse ele na época.

Laerte prometeu manter vigilância sobre os novos repasses, cobrando uma postura responsável do governo. As escolas agrícolas são EFA Padre Ezequiel Ramin (Cacoal), Associação da EFA Vale do Paraíso (Vale do Paraíso), Associação EFA Dom Antônio Possamai (Jaru), Associação EFA Chico Mendes (Novo Horizonte), Associação EFA Itapirema (Ji-Paraná) e Associação EFA Vale do Guaporé (São Francisco).

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também