Geral
Após inauguração, Parque Natural de Porto Velho recebe centenas de visitas
Segunda-feira, 05 Junho de 2017 - 09:51 | da Redação
A Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) registrou público recorde no sábado e domingo, o primeiro fim de semana após a reabertura do Parque Natural de Porto Velho. Batizado de Parque Natural Olavo Pires, o local é a maior área de conservação ambiental urbana do município com 390 hectares. Além das várias espécies da flora, a população conta com uma pista linear de 100 metros de arborismo com altura de 20 metros, um centro de visitação ambiental para exposição das variedades da floresta amazônica, trilhas inclusive com passarelas adaptadas para pessoas especiais e playground para criançada.
“O parque vem trazer mais sustentabilidade para Porto Velho porque permite o contato de todas as faixas etárias com a floresta, inclusive cadeirantes e idosos”, disse o secretário municipal de Integração, Robson Damasceno. No dia da inauguração, sábado, dia 03, o destaque do evento foi o Centro de Visitação Ambiental constituído com mais de 1 mil peças formadas por animais empalhados, peixes calcificados, borboletário e esqueletos de animais. Para criar o mostruário, a prefeitura teve apoio do centro universitário São Lucas e da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
A modernização do parque também chegou ao viveiro, local bastante procurado pelo público que frequenta aquele espaço para conhecer as espécies de plantas. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) recebeu o viveiro com apenas duas mil mudas, mas atualmente ele está com 70 mil, que serão usadas para a recuperação de áreas degradadas no município e também para fomentar a produção de frutas como cupuaçu, cacau, pupunha e açaí. A meta é a produção de 300.000 mudas até dezembro.
Entre sábado e domingo, segundo dados da Sema, 5.760 pessoas passaram pelo parque natural.