Rondônia, 22 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

As 5 maiores tendências do marketing online para 2021

Sexta-feira, 23 Julho de 2021 - 06:05 | da Redação


As 5 maiores tendências do marketing online para 2021

Em plena era da informação, no auge da transição do analógico para o digital, a velocidade é fundamental no nosso cotidiano. A tecnologia evolui a um ritmo quase diário, a internet torna-se omnipresente nas nossas vidas e somos bombardeados em tempo real com o que se passa em todo o mundo, à medida que as distâncias encurtam, as barreiras são derrubadas e a globalização é cada vez uma realidade mais presente.

A internet tornou-se assim fundamental nas nossas vidas e já não sabemos viver sem elas. Graças ao advento dos dispositivos móveis e à democratização das redes sem fios, passámos a estar conectados em permanência e as empresas começaram a explorar o potencial imenso das ferramentas digitais. O marketing digital autonomizou-se e tornou-se num dos setores de atividade mais importantes para o sucesso comercial das marcas e das empresas de todo o mundo.

O marketing digital tem assim desenvolvido e implementado estratégias online para capitalizar a presença das empresas e das marcas na rede, à medida que o comércio eletrónico se vai estabelecendo como o novo grande hábito de consumo global. Também setores específicos, como as apostas online, ganharam um interesse redobrado, especialmente após a recente pandemia, que obrigou a um maior recolhimento domiciliário, permitindo a plataformas como a Bettilt Portugal crescerem e estabelecerem-se. E novas ferramentas, como a realidade virtual ou a realidade aumentada, vieram redefinir tudo aquilo que sabíamos sobre a net. Mas, afinal de contas, quais são as principais tendências do marketing online para o que falta do ano de 2021?

1. EVENTOS VIRTUAIS ESTÃO AÍ PARA FICAR

É verdade, os eventos virtuais vieram para ficar e não foram apenas um fenómeno passageiro. É certo que as condições certas se alinharam durante a pandemia, obrigando as pessoas a ficar em casa e encontrando na internet uma nova forma de experienciarem em conjunto concertos, espectáculos e outro tipo de acontecimentos coletivos. Mas as redes sociais têm melhorado as suas funcionalidades para facilitar ainda mais esses eventos, garantindo as condições ideais para que os eventos virtuais continuem a ser uma das grandes tendências do mercado online para o resto do ano. As empresas e as marcas já começaram a estar cada vez mais em direto na internet e tendo em conta que as audiências continuam a aumentar, esta é uma tendência para continuar durante mais algum tempo.

2. O VÍDEO SERÁ O FORMATO DE ELEIÇÃO

O vídeo ganhou especial importância nos últimos tempos no marketing de conteúdo, como formato preferencial das marcas e empresas para comunicarem com os seus seguidores. Isto foi acompanhado também com uma evolução tecnológica exponencial por parte das redes sociais, dos smartphones e dos computadores, garantindo todas as condições para que os vídeos se tornem cada vez mais autênticos e realistas. Os tutoriais, os anúncios e os desafios em vídeo vão manter-se como o formato de eleição no marketing online.

3. REALIDADE VIRTUAL VS REALIDADE AUMENTADA

A realidade virtual é uma das grandes tendências do momento, mas é a realidade aumentada que deve ganhar esta batalha. Isso porque esta tem uma grande vantagem em relação à primeira: não necessita de qualquer tipo de hardware específico para funcionar. Basta um dispositivo móvel e uma conexão à net para tirar todo o benefício desta nova tecnologia, que consiste em sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Esta tecnologia permite assim aliar uma experiência cada vez mais realista com a procura por eventos imersivos, outra das grandes tendências da atualidade por parte do grande público.

4. MENOS É MAIS

Desde que Mies van der Rohe declarou que “menos é mais” que esta é uma máxima que se repete, sendo adoptada por vários ramos do marketing. 2021 será o ano em que o marketing digital voltará a dar prevalência na qualidade em detrimento da quantidade. Depois de nos últimos anos termos sido abalroados por quantidades industriais de informação, as marcas e as empresas perceberam que os usuários estavam cansados, sobrecarregados e exaustos com tanta coisa, sem capacidade de processar tamanhos níveis de dados. Assim, o marketing digital do futuro irá focar-se cada vez mais nas reais necessidades dos usuários, à medida que os algoritmos irão ser cada vez mais focados em estratégias de marketing de conteúdo.

5. O MARKETING CONVERSACIONAL CONTINUARÁ A CRESCER

Já todos nós experimentámos o marketing conversacional. Ou seja, quando estamos num site, precisamos de ajuda e conversamos com alguém online, em tempo real, que nos auxilia nas nossas necessidades. Isto é o marketing conversacional e continuará a crescer, até porque é uma forma muito eficaz dr melhorar a experiência online a partir da ótica do usuário. Além disso, as pessoas procuram respostas em tempo real e esta é a forma de garantir um atendimento permanente, constante e eficiente por parte das empresas e marcas.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também