Geral
Associação e Defesa Civil arrecadam donativos para desabrigados pelas enchentes em Rondônia
Sexta-feira, 08 Março de 2019 - 11:58 | da Redação

A enchente do Rio Madeira já deixou várias famílias desabrigadas e desalojadas, em Porto Velho. Nesta sexta-feira (8), a cota registrada pela Agência Nacional de Águas (ANA) chega da 17,30 metros e a tendência é de continuar subindo. Para ajudar essas pessoas que estão temporariamente fora de suas residências, muitos grupos estão se organizando e pedindo doações de roupas, fraldas descartáveis, material de limpeza e higiene pessoal, água mineral e alimentos não perecíveis.
É o caso da Associação Amigos da Leitura de Porto Velho, localizada na Rua Terreiro Aranha, n° 1501, Bairro Areal Centro, próximo a Escola Dom Bosco. Tudo o que for arrecadado será distribuído também para famílias afetadas pelos rios Machado, Candeias, Mamoré e Guaporé.
De acordo com o presidente da associação, Paulo César Barbosa Nogueira, cerca de 10 pessoas estão mobilizadas para ajudar aos atingidos pela enchente. Elas se reúnem todos os anos desde a cheia histórica de 2014. “Essas doações vão percorrer por todo o estado, porque no interior também tem famílias precisando de ajuda. Todas as doações serão encaminhadas para a Defesa Civil Municipal e Estadual para que elas possam fazer a distribuição, já que são eles quem têm o quantitativo de pessoas que precisam”, disse o presidente.
Se o interessado em ajudar com doação não tiver condições de ir até o ponto de arrecadação, o presidente da associação Paulo César se compromete em ir até o local. “Nós já recebemos algumas doações, mas precisamos de mais porque o número de pessoas que precisam só aumenta. Dependendo da localidade, a gente vai buscar”, completou o presidente da associação.
A associação também aceita doações em dinheiro de qualquer valor. A transferência pode ser feita através da conta corrente do Banco do Brasil n° 68.121-0, agência 2290-x ou conta poupança da Caixa Economia Federal agência 0632, operação 013, conta poupança 00078104-3, em nome da associação.
Doações também podem ser feitas diretamente na Defesa Civil Municipal na Avenida Dom Pedro II, Bairro Centro.