Rondônia, 24 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Autoescolas de Rondônia terão que se adaptar para inclusão de simulador veicular

Terça-feira, 13 Outubro de 2015 - 16:15 | RONDONIAGORA


A Resolução de número 543, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 20 de julho deste ano traz uma nova exigência para os Centros de Formação de Condutores (CFCs) e pretensos alunos a partir de janeiro de 2016. A novidade é a inclusão de simuladores veiculares nos Centros de Formação, substituindo cinco horas aulas práticas em vias públicas pelo simulador, que devem ser ministradas logo após a conclusão das aulas teóricas.



Apesar de nova no país, a tecnologia já foi adotada pelo Rio Grande do Sul (há um ano), Acre, Paraíba, Alagoas, e agora, é obrigatória em todos os estados, com o prazo de até 31 de dezembro de 2015 para a adaptação das autoescolas.

“Aqui ainda não fomos comunicados sobre como será a implantação desse equipamento, mas sabemos que o preço de um simulador equivale quase ao valor de um carro popular. Mas já estamos, inclusive, nos programando para uma possível mudança de prédio, com mais espaço para a instalação do equipamento. Estamos aguardando o contato do nosso regulador local para nos orientar sobre o assunto”, declarou o diretor do Centro de Formação Fênix, em Porto Velho, Jean Vieira.

Vieira afirma ainda que nada está esclarecido sobre o processo de implantação do sistema, que poderá ser administrado por apenas uma empresa especializada, o que gera uma expectativa nos empresários sobre possível cobrança abusiva de valores de manutenção, o que deve refletir nos preços para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em Rondônia, a Resolução está em fase de normatização, de acordo com a realidade local. Segundo a chefe da Rede de Formação de Condutores (Refor), do Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran), Laudicéia Santana, já estão acontecendo reuniões com os empresários da área, e todos os CFCs serão comunicados sobre as mudanças necessárias e regras para a implantação do novo sistema. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também