Geral
Banco de Leite Humano em Porto Velho divulga programação da Semana de Doação
Quarta-feira, 16 Maio de 2018 - 15:30 | da Secom/RO

O Banco de Leite Santa Ágata, que fica anexo ao prédio do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, divulga a programação da Semana de Doação de frascos apropriados para armazenar o leite doado pelas mães e também de incentivo ao aleitamento materno, que acontece em todo o país de 18 a 27 deste mês.
O Porto Velho Shopping também irá oferecer um espaço onde será montado um estande para esclarecer e incentivar as pessoas doarem frasco de vidro com tampa de plástico para o banco de leite fazer o armazenamento do leite humano.
No Porto Velho Shopping serão realizadas ações no fraldário, onde profissionais do Banco de Leite Santa Ágata e acadêmicos de enfermagem da Liga Acadêmica de Enfermagem e Aleitamento Materno (Laenfam) estarão orientando mães sobre a importância de amamentar o bebê.
O Porto Velho Shopping também irá oferecer um espaço onde será montado um estande para esclarecer e incentivar as pessoas doarem frasco de vidro com tampa de plástico para o banco de leite fazer o armazenamento do leite humano.
Segundo a nutricionista Rejane Fernandes, a semana de incentivo a amamentação e a doação de frasco segue a Agenda 2030, que prevê a saúde, sustentabilidade e a preservação ao meio ambiente, que tem 17 objetivos e 139 metas. O leite humano do banco de Leite de Porto Velho, atende bebês recém-nascidos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital de Base, Regina Pacis, Unimed e Pan Americano.
Atualmente, o Banco de Leite de Porto Velho conta com 70 doadores, sendo 50 externas e 20 mães internas, aquelas que estão com seus filhos internadas na UTI Neonatal, que amamentam e doam o excedente para o Banco de Leite. O leite pasteurizado pode ficar armazenado por até seis meses, o leite congelado deve ser consumido até 15 dias. As crianças que recebem a doação são as que nascem prematuras de alto risco, baixo peso e com doenças graves.
As mães doadoras são orientadas pela médica pediatra Ângela Matos, que toda segunda, quarta e quinta-feira, realiza palestra explicando a importância do leite materno para o desenvolvimento da criança nos primeiros meses de vida. As mães que têm bastante leite são convidadas para serem doadoras para o Banco de Leite.
Elas recebem um kit completo que garante o manuseio na retirada da leite e sua qualidade. Uma vez por semana funcionários da Santa Ágata passam fazendo a coleta. O leite passa por um processo de pasteurização, só depois é liberado para os bebes se alimentarem.
Programação da Semana de 18 a 27 de maio
De segunda à sexta-feira das 17h às 19h – Esclarecimento de dúvidas sobre amamentação e doação de leite. Sábado e domingo das 16h às 20h.
De segunda à sexta-feira das 17h às 19h, atendimento para consultoria de amamentação. Agendamento prévio no balcão de atendimento – 1º piso. Sábado e domingo das 16h às 20h, no fraldário.
Dia 19, às 15h, na Praça de Alimentação – Mamaço e Rodada de Conversa, esclarecimento das dúvidas mais comuns sobre amamentação.
Dia 27, às 16h, na Praça de Eventos Calama – encerramento com aula de dança com sling e yoga mamãe bebe.