Geral
Barretos quer diagnóstico precoce do câncer infantil
Quarta-feira, 03 Junho de 2015 - 09:22 | Assessoria

A coordenadora nacional do projeto Passos que salvam, Naima Khatib, que trabalha há 23 anos no Hospital de Barretos, ministrou palestra sobre o assunto na última segunda-feira, no auditório da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed). Segundo ela, em virtude da possibilidade dos sinais do câncer ser confundidos com os de outras doenças, muitas crianças chegam ao hospital já em estágios avançados, diminuindo as chances de cura. É um momento muito triste para nossa equipe médica, ter que chegar até uma mãe ou um pai e dizer que não há mais tempo, disse.
Naima informou que o câncer infanto juvenil atinge por ano no Brasil, cerca de 13 mil pacientes entre 1 e 19 anos.Na maioria das vezes, eles chegam aos centros especializados de tratamento com a doença em estágio avançado e muitos com quadro irreversível. No caso do diagnostico precoce, porém, as chances de cura ultrapassam o índice de 90%, uma vez que normalmente as crianças respondem melhor ao tratamento.
A professora Sandra Marques, presidente da Facimed, participou da palestra e se prontificou em ser parceira do projeto. A Facimed está de portas abertas para este tipo de iniciativa. Queremos ser parceiros do Hospital de Câncer de Barretos na luta contra o câncer infantojuvenil, disse Sandra Marques.