Geral
Big Brother Brasil, um fenômeno que leva mais de 20 edições
Segunda-feira, 22 Março de 2021 - 14:14 | da Redação
O ser humano é curioso por natureza. A curiosidade é uma das características que tem levado os homens a desenvolver ideias e objetos que dessem resposta aos interrogantes da vida cotidiana.
Mas além de servir para a criação de ferramentas e metodologias que permitiram o avanço da humanidade, a curiosidade também deu origem a diversas formas de entretenimento e diversão. Uma delas é o reality show Big Brother.
Criado em 1999 pelo holandês John de Mol, este programa de televisão se converteu em um sucesso mundial e ainda está vigente em nosso país, onde é conhecido como Big Brother Brasil (BBB).
Desde o ano de 2002 milhões de telespectadores brasileiros acompanham as edições de este reality e escolhem seus participantes favoritos, assim como também expulsam aqueles que menos gostam.
Já fez suas apostas no BBB deste ano? Antes de fazê-lo, vamos conhecer a história deste fenômeno nacional.
As diferentes edições
A primeira edição do Big Brother Brasil era exibida diariamente, em episódios de entre 10 e 45 minutos, dependendo da programação. Apresentava um resumo com os melhores momentos do dia, assim como também imagens ao vivo. Este formato permaneceu durante todas as edições.
As duas primeiras temporadas aconteceram no ano de 2002, com um pouco mais de um mês de diferença entre uma e outra. No entanto, a partir da terceira temporada o show passou a ser realizado anualmente. As edições começam em janeiro e acabam no final de março ou inícios de abril. A única exceção será o BBB 2021, que vai finalizar no começo do mês de maio.
Embora a última temporada do reality estivesse planejada para o ano de 2008, a emissora Rede Globo renovou o contrato com a empresa Endemol, produtora do show, e em consequência o programa será produzido até 2024.
Além das mudanças de apresentadores e participantes, o prêmio também sofreu modificações. Nas primeiras quatro edições os vencedores ganhavam R$ 500 mil, mas com o passar do tempo a cifra aumentou até R$ 1,5 milhão, que é o valor atual. Nada mal, né?
A dinâmica do jogo
O reality show consiste no confinamento entre 12 a 20 participantes, que ficam dentro de uma casa cenográfica completamente isolada do mundo exterior que possui câmaras que os vigiam e gravam às 24 horas do dia.
Os jogadores não podem ler jornais, nem falar com familiares ou amigos, assistir televisão ou se conectar em redes sociais. O objetivo é que não tenham acesso a nenhum tipo de informação do mundo externo e que se centrem unicamente no que acontece dentro da casa.
Embora o único espaço da moradia que não possui vigilância seja o banheiro, os participantes não podem ingressar para se trocar de roupas ou falar. Eles apenas podem utilizar este cômodo para fazer suas necessidades.
Para formar parte do BBB, os aspirantes se inscrevem através do site oficial do jogo e passam por uma seleção feita pela produção. Se forem escolhidos, uns dias antes do lançamento do programa são levados a um hotel para ficar em um breve isolamento preliminar até chegar o dia de entrar na casa.
Uma vez por semana, 2 ou 3 concorrentes são propostos pelos próprios colegas para sair do show e se enfrentam no famoso Paredão. O participante mais votado pelo público será quem deverá abandonar a casa. Quem superar as provas e as eliminações semanais permanecerá até o último dia, quando o voto popular escolherá o vencedor do prêmio final.