Rondônia, 27 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes começa na capital

Segunda-feira, 08 Agosto de 2022 - 09:10 | da Redação


Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes começa na capital

Porto Velho também participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A aplicação das doses ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de forma intensificada. As campanhas seguem até 9 de setembro.

A ação é orientada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de diminuir o risco de reintrodução do vírus da poliomielite no país, além de aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes. O Dia D da campanha será no dia 20 de agosto.

“Já fizemos a capacitação dos técnicos que irão trabalhar nesta campanha e agora vamos capacitar os agentes comunitários para que eles façam a busca em campo das crianças e as encaminhem para nossa unidade de saúde”, explica a gerente de Imunização municipal, Elizeth Gomes.
Nos dias da campanha, os pais de crianças e adolescentes devem levá-los às UBS junto com suas cadernetas de vacinação para que as equipes de saúde possam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.

Imunização

A campanha contra a poliomielite busca alcançar, ao menos, 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade com a vacina. O esquema de imunização da doença prevê a aplicação de três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, mediante injeção intramuscular, e por via oral aos 15 meses e aos 4 anos.

Já a multivacinação busca a atualização do cartão de vacina para o público com idade até 15 anos. A imunização de crianças e adolescentes seguirá de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Poliomielite

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. Por causa da vacinação, o Brasil não detecta casos da doença desde 1989 e, em 1994, recebeu a certificação de eliminação da doença, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Contudo, a doença reapareceu em alguns países recentemente, levantando um alerta internacional.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também