Rondônia, 01 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Chuvas em Porto Velho devem continuar acima da média no mês de abril, informa Sipam

Terça-feira, 10 Abril de 2018 - 10:35 | da Redação


Chuvas em Porto Velho devem continuar acima da média no mês de abril, informa Sipam

As chuvas ainda devem continuar acima da média nos próximos três meses em Porto Velho, por conta da influência do fenômeno La Niña que tem atuado sobre o estado de Rondônia, segundo informações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Nos três primeiros meses deste ano, foram registrados 1.106,8 mm de chuva, valor acima do considerado normal para o período.

De acordo com o Sipam, os dados registrados na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na Embrapa, mostram que as chuvas ficaram acima da média nos meses de janeiro e fevereiro, com 320,9 mm e 316 mm, respectivamente. Já março, a média ficou dentro do considerado normal: 297 mm.

Conforme o meteorologista Marcelo Gama, o período mais intenso de chuva já começou a regredir, mas em abril ainda deve chover acima do considerado normal, apesar do enfraquecimento do fenômeno La Niña no Norte e Oeste de Rondônia. A previsão para maio e junho ainda é de chuva.

Os dados do Sipam mostram ainda que durante os três primeiros meses deste ano, a maior precipitação registrada em 24 horas foi de 117 mm, no dia 4 de janeiro de 2018, o que representou mais de 35% para o que era esperado para o mês inteiro. Marcelo Gama lembra que os registros mais recentes do órgão mostram que em 25 de dezembro do ano de 2000 foi o dia em que houve maior volume de precipitação em 24 horas, sendo registrado 223 mm.

“Esta estação chuvosa tem sim apresentado precipitações volumosas, porém é normal nesta época do ano a ocorrência de chuvas volumosas na nossa região, até então é o inverno Amazônico. Neste ano, por estarmos sob a influência do fenômeno La Niña, tem ocorrido sim um número mais significativo de chuvas de forte intensidade, porém não muito fora da normalidade”, informou o meteorologista baseados também em dados da Sedam.

Já para o período de seca, o prognóstico é que também seja mais intenso, no entanto, ainda não é possível prever de que forma, pois os estudos e previsões ainda não foram concluídos, informa o Sipam.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também