Geral
CIDADÃ DE JI-PARANÁ É PRESA NA ESPANHA ACUSADA DE FRAUDE E LAVAGEM DE DINHEIRO
Segunda-feira, 10 Março de 2008 - 15:29 | Estado de S. Paulo
Estado de S. Paulo - A polícia espanhola prendeu em Barcelona cinco brasileiros responsáveis por uma organização acusada de falsificação de documentos, fraudes bancárias pela internet, lavagem de dinheiro e associação ilícita. Por meio de uma fraude conhecida como ''phishing'', eles enviavam e-mails falsos em nome de empresas bancárias para obter senhas e números de cartão de crédito de cidadãos portugueses. Com os dados, os criminosos acessavam as contas bancárias pela internet e transferiam dinheiro para contas abertas com documentos falsos no Brasil.
Os presos são Warley V.D.S., de Brasília (DF); Suellen S.N.C.B., de Ji-Paraná (RO); Paula T.S., de Goiânia (GO); e Ederson Renato Z.D.O. e Jeferson Ricardo Z.D.O., ambos de Umuarama (PR), conforme informações do site do Ministério do Interior da Espanha. O dinheiro obtido com as fraudes também era utilizado para a compra de equipamentos audiovisuais e de informática, necessários para a falsificação de documentos como carteiras de identidade, passaportes, carteiras de motorista e comprovantes de residência.
A quadrilha vendia os documentos a brasileiros em situação irregular na Espanha, que pagavam entre 1 mil e 3 mil euros para se passar por cidadãos portugueses que haviam conseguido trabalho na Espanha.
As prisões são resultados de investigações feitas após a detenção de brasileiros que portavam documentos de identidade falsos na cidade de Estella, em Navarra, em outubro. Uma das brasileiras presas, Silvia Fernanda R.K, portava diversas carteiras de identidade portuguesas e espanholas falsas, com as quais pretendia solicitar inscrição no Escritório de Seguridade Social da cidade. Em seguida, a polícia descobriu que um golpe semelhante havia sido dado também no Escritório de Seguridade Social de Barcelona.