Rondônia, 13 de outubro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Comandante do Exército garante aumento do efetivo a partir deste ano

Segunda-feira, 22 Fevereiro de 2010 - 18:48 | Marco Antônio Santi


O governador Ivo Cassol recebeu em seu gabinete, no Palácio Presidente Vargas, o comandante do Exército Brasileiro, general de Exército Enzo Martins Péri, acompanhado do Comandante Militar da Amazônia, general de Exército Luís Carlos Gomes Mattos, dos generais de Divisão Carlos Bolívar, Ribeiro e Joaquim Silva e Luna, Jorge Bolivár, do general de Brigada Moura, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Porto Velho, além dos coronéis Ermindo e Ribeiro, na tarde desta segunda-feira (22).



Os generais do Alto Comando do Exército estiveram no estado para inspecionar as tropas aqui instaladas e aproveitaram para uma visita ao governador do estado, praxe nessas ocasiões, quando aproveitam para conversar com os mandatários do executivo as peculiaridades de cada estado.

O governador Ivo Cassol fez uma explanação à comitiva sobre a atual situação do estado, com ênfase à economia em amplo crescimento nos últimos anos, à segurança, em especial a preocupação do Governo do Estado com as áreas de fronteira, que embora não sejam de responsabilidade da administração estadual, é praticamente a porta de entrada de armas e drogas que abastecem o país. Outra preocupação do governador é com a contínua exploração de diamantes na Reserva Roosevelt, em Espigão D’Oeste.

Cassol lembrou aos generais que por diversas vezes denunciou a exploração ilegal de diamantes, inclusive antecipou mediante denúncia a chacina que vitimou garimpeiros no interior da reserva há alguns anos atrás, mas nada foi feito e a exploração ilegal continua.

Outro ponto abordado por Cassol foi a sugestão apresentada ao Governo Federal para isentar de PIS e CONFINS os produtos amazônicos, a fim de incentivar a vinda de indústrias aos estados da região, onde poderão gerar empregos locais. “Se as indústrias não tiverem incentivos federais não virão para cá, estamos muito distantes dos centros consumidores e tudo o que podemos fazer é oferecer são incentivos locais, mas ainda é pouco”, afirmou, citando também a questão da demarcação das terras urbanas e rurais para fornecimento de escrituras àqueles que nela trabalham mas não tem documento de posse.

Aumento do efetivo do Exército em Rondônia

O general Péri explicou ao governador que o Exército Brasileiro planeja ampliar sua presença na Amazônia, especialmente em Rondônia, considerada terreno estratégico e de interesse nacional, principalmente agora com a construção das usinas do rio Madeira.

Para tanto pretende construir uma base para a arma da Cavalaria, além de pelotões de fronteira com pistas de pouso para agilizar o embarque e desembarque de tropas e suprimentos, além de aeronaves, e assim reforçar a presença da Arma na região.

O general afirmou que a construção de uma nova base quanto o aumento da presença do Exército no estado dependem da liberação de orçamento pelo Ministério do Planejamento.

Visita às obras do Teatro de Porto Velho e ao C.P.A.

Após o encontro o governador convidou a comitiva para conhecer as obras onde estão sendo construído o Teatro de Porto Velho e o Centro Político Administrativo - C.P.A., futura sede do Governo do Estado.
O governador explicou aos generais que a obra está sendo construída com recursos próprios, assim como tantas outras na capital e no interior. “Pretendemos inaugurar o C.P.A. até o final de março e toda estrutura da administração estadual deverá se instalar aqui, com muito mais conforto para os servidores e usuários, além de economia para os cofres públicos, centralizando tudo num só lugar”, disse o governador convidando os generais para a festa de inauguração.

Após as visitas a comitiva dirigiu-se ao auditório do Tribunal de Contas, onde os generais receberam a medalha do Mérito Marechal Rondon, a maior comenda oferecida pelo Governo do Estado.

Acompanharam o governador os secretários da Casa Militar, tenente coronel Sávio Antiógenes Lessa, e o secretário de Defesa e Cidadania, Evilásio Sena.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também