Geral
Começa ano letivo da rede estadual com reinauguração da Escola Brasília em Porto Velho
Segunda-feira, 05 Fevereiro de 2018 - 12:56 | da Redação
Com quase 400 estudantes, a Escola Brasília foi reinaugurada em Porto Velho na manhã desta segunda-feira (5) e marcou a abertura oficial do ano letivo da rede estadual. A unidade de ensino estava em reforma desde o ano de 2012 e era uma das mais problemáticas da capital. A partir de agora, ela faz parte do Programa Escola Novo Tempo, com aulas em tempo integral para cerca de 400 alunos do ensino médio.
Escola do Novo Tempo é um programa do governo federal que utiliza nova metodologia e mantém os alunos em tempo integral dentro da unidade de ensino. Neste sistema, além de estímulo ao protagonismo, o estudante também é levado a buscar crescimento em atividades criativas e profissionais.
A escola foi totalmente reformada e recebeu ampliações de salas de aula, uma nova praça de alimentação, auditório e quadra com espaço educativo. “Para nós é um grande orgulho poder iniciar o ano letivo na escola reformada. Nós esperamos que 2018 seja o ano do crescimento porque já temos um pouco de experiência de trabalhar na escola modelo onde iniciamos em 2017. Todos os alunos que estavam com a gente vão permanecer até concluir o ensino médio”, disse a diretora da escola, Clarina Carneiro.
A escola Brasília está instalada no bairro Pedacinho de Chão há 42 anos. O Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) era de 2.2 e está próximo de 5. A reforma custou cerca de R$ 1 milhão. Os gastos com o programa Escola do Novo Tempo são garantidos, na maior parte, pelo governo estadual, mas há investimentos do governo federal.
O governador Confúcio Moura disse que o momento é de felicidade com a inauguração de mais uma escola modelo. “Essa escola ficou em um padrão excelente e a espera de sete anos valeu a pena. Esperamos que os alunos aproveitem ao máximo a escola e os professores para que continuem sendo uma referência no ensino, porque quem ganha são eles. Com o ensino que é aplicado aqui, os alunos vão ter um futuro brilhante”, disse o governador.
O secretário de educação do estado, Waldo Alves, aproveitou a ocasião para falar sobre os planejamentos para 2018. “Nós temos vários investimentos nas escolas, pretendemos melhorar as estruturas físicas, comprar laboratórios de robóticas e ciências. Nesse momento, a secretaria está ouvindo mais os alunos para saber o que eles realmente querem e agora as Escolas Novos Tempos vêm com esse conceito de ouvir mais o aluno e trabalhá-los para o mercado de trabalho no futuro”, disse o secretário.
Sobre a segurança das escolas, o secretário informou que tem um novo planejamento. “Esse ano nós lançamos o “Rondônia Segura” que é um pacto entre a Secretaria de Estado da Educação com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para que possamos integrar o sistema de monitoramento das escolas junto ao Centro Integrado de Operações Policiais. A própria Secretaria de Segurança vai nos auxiliar nas escolas e no entorno”, disse.