Geral
Como procurar ajuda ação de guarda mãe dependente
Segunda-feira, 31 Janeiro de 2022 - 08:28 | da Redação
A ação de guarda com mãe dependente nunca é uma situação fácil, porém muitas famílias enfrentam este tipo de problema.
Dessa forma, é importante saber como proceder nesta situação e como obter ajuda para conseguir a troca de guarda da criança.
Uma das principais causas para a ação de guarda é o fato de a mãe ser dependente, o uso de drogas já conhecidas, como cocaína e crack, e também as novas, que podem causar surtos psicóticos ou abstinência que colocam a integridade física da criança em risco.
É por isso que nessas situações a ação de guarda com mãe dependente é tão aceita pela justiça. Mas não basta solicitar para conseguir a mudança de guarda, existem critérios e leis que regem esse tipo de situação.
Por fim, confira um pouco mais sobre essa ação a seguir.
O que é a guarda de uma criança?
A guarda de uma criança significa, de maneira geral, que o adulto tem as responsabilidades de cuidado e proteção com o menor.
Assim, isso também quer dizer que uma mãe que passa a guarda para a avó da criança não perde a autoridade sobre o pequeno.
Essa é uma situação comum com mães dependentes que não tem condições emocionais e nem físicas de cuidar da criança, mas desejam manter o convívio. Muitas pessoas confundem as obrigações com as da tutela.
No caso da tutela os pais perdem completamente o poder sobre as decisões relacionadas ao filho. A tutela é aceita, na maioria das vezes, em casos onde um dos pais ou ambos já faleceram e um parente precisa assumir a criação.
Onde procurar ajuda para ação de guarda com mãe dependente?
Se você não sabia, primeiramente, o processo de ação de guarda com mãe dependente será feito totalmente pela justiça.
Para iniciar o processo é preciso ter advogado, mas caso o solicitante não tenha condições de arcar com esse gasto, a justiça define um advogado da defensoria pública para atuar no caso.
Nessas situações de guarda dois cenários podem acontecer, quando a mãe concorda em transferir a guarda da criança para outro familiar o processo é mais simples..
Porém, quando a mãe não deseja transferir a guarda, o processo é mais longo e precisa de análise mais detalhada. Como por exemplo, as condições emocionais da mãe para lidar com filho mesmo sendo dependente.
Como ajudar uma mãe dependente
Em casos de mãe dependente é preciso além de transferir a guarda da criança, procurar ainda ajuda para essas mulheres.
A terapia holística é uma das alternativas para ajudar no combate ao vício. Ela analisa não apenas a questão das drogas isoladamente, mas em um contexto geral.
Dessa forma, o resultado é mais positivo, já que o problema é tratado desde a sua origem e cuidando dos traumas e problemas que a levaram para as drogas.
Também é preciso pensar quais os meios financeiros para essa mulher se sustentar até conseguir reerguer sua vida.
Uma dúvida muito frequente é se o dependente químico tem direito a auxílio emergencial, a resposta é não.
Na verdade, essas pessoas têm direito ao auxílio doença quando estão realizando tratamento de combate ao vício e estando empregadas.