Rondônia, 24 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Confúcio fala em modernizar gestão para garantir crescimento durante seminário

Sexta-feira, 01 Fevereiro de 2013 - 08:54 | Decom


Reduzir a burocracia e fazer mais com menos para atender aos cidadãos com resultados mais eficientes. É com essa proposta que o Governo da Cooperação realiza nesta quinta e sexta-feira (31 e 1), pela manhã e à tarde, o I Seminário de Gestão Pública, reunindo no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, todos os gestores de pastas que ao final, assinarão o Pacto de Metas para o período de 2013/2018, que deverá ser executado conforme a prioridade. Para que os resultados sejam atingidos, relatórios mensais deverão ser apresentados ao governador Confúcio Moura. Quem não cumprir, conforme deixou claro o governador, terá que se justificar sob pena de auto-demissão.



Ao abrir oficialmente o evento, o governador afirmou que as mudanças são difíceis de acontecer, principalmente no setor público, devido à burocracia da máquina com usos e costumes consolidados. Por isso, faz-se necessário trabalhar a mentalidade do servidor para implantação de um novo modelo, focado na melhoria do atendimento de demandas que são alvo de reclamação geral, como a saúde, com mudanças a partir da recepção do paciente, que não deverá acordar de madrugada para garantir uma consulta. Sobre a educação, o governo propõe alfabetização mais eficaz para que todas as crianças com 6 anos de idade saibam ler, enquanto os jovens deverão ter mais incentivo para prosseguir no Ensino Médio.

O moderno Hospital Infantil Cosme e Damião e o Hospital de Urgência e Emergência, que deverá ser construído nas proximidades do Hospital de Base, na Capital, e de novas habitações, como por exemplo, as quatro mil unidades em construção no bairro Mariana, onde também nos próximos dias deverá ser inaugurado o Restaurante Popular Prato Cheio; a classificação dos presos para reorganização do sistema prisional; e investimentos na diversificação tecnológica também foram citados pelo governador como linhas de ações que já estão em prática ou definidas para ser implementadas conforme a prioridade. Ainda sobre o que foi feito, ele destacou os 10 mil quilômetros de estradas coletoras, quando deveriam ser cinco mil; e a redução para R$ 8 milhões do custo do trecho Mirante da Serra- Ouro Preto do Oeste, estimado pela gestão anterior em R$ 20 milhões. “Precisamos fazer uma reengenharia do Estado, que recebe menos repasses, mas produz até 8%” da energia nacional interligada. Somos o 6º porto em quantidade de cargas transportadas via rio e temos muitos desafios, que vão ser superados com compromisso com Rondônia, que não pode ser novo, mas velho, com velhos hábitos ou vícios da máquina pública”, argumentou o governador que ao final lembrou que o seminário foi idealizado pela ex-secretária estadual de Assuntos Estratégicos, Cira Moura.

INTEGRAÇÃO E COMPROMISSO

Conforme José Martins Coelho, secretário de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), responsável pela realização do evento juntamente com o secretario de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), George Braga, o Pacto de Metas é fruto de uma série de audiências e seminários promovidos em todo o Estado, e para ter eficácia deverá ser implementado com integração e compromisso para que o desenvolvimento do Estado ocorra com expressão de felicidade da população.

Ele lembrou que desde que assumiu o governo, Confúcio Moura tem se comprometido com a modernização, realizando audiências para identificação das demandas e promoção da inclusão social, acesso a serviço com qualidade, competitividade e gestão ambiental e territorial.

O modelo de gestão do Governo da Cooperação foi elogiado pelo deputado estadual, Euclides Maciel, para quem Confúcio encerrará o mandato como o melhor governador do Estado por ter como foco a inovação. Já o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Vitorino Cherque, prefeito de Mirante da Serra, propôs um pacto entre o governo, Assembleia Legislativa e prefeituras de todo o Estado para o bem comum da população. Cherque aproveitou para fazer um desabafo, reforçando o que o próprio governador tem abordado sobre as perdas nos repasses enfrentadas tanto pelo Estado com o FPE, quanto pelos municípios, com o FPM.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também