Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Consultores do MTur defendem o envolvimento das IES em projetos turísticos

Sábado, 02 Agosto de 2008 - 11:23 | Assessoria


Os projetos de inventário da oferta turística, no entender de Valdir Cobos, Consultor do Ministério do Turismo, devem envolver as Instituições de Ensino Superior, cuja contribuição tende a ser fundamental para o turismo em todo o País. “As Instituições de Ensino Superior devem ocupar seu espaço no contexto turístico, inclusive mostrando o potencial que possuem nas regiões onde atuam”, disse. Segundo Cobos, a participação das IES também é importante do ponto de vista que podem apropriar-se dos conhecimentos que são trabalhados para viabilizar um banco de dados com informações do setor.
O consultor salientou que o envolvimento das Instituições de Ensino Superior também é fundamental para ampliar os conhecimentos de seus acadêmicos e transformar seus professores em profissionais especializados em atividades de consultoria na elaboração de projetos turísticos. “Hoje, o turismólogo ainda não é valorizado profissionalmente como deveria, e uma posição mais participativa das instituições pode ser decisiva para mudar esse quadro”, mencionou. Valdir Cobos ainda observou que o aluno que desenvolve pesquisas na área de turismo tende a ser um profissional altamente qualificado e tornar-se referência no mercado, especialmente pela vasta experiência acumulada durante as atividades como acadêmico. “O acadêmico deve assumir-se como agente transformador de uma realidade que exige a inter-relação profissional com a sociedade”, acentuou.

Curso na São Lucas

Valdir Cobos e Zulmeia Pinheiro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Consultores do Ministério do Turismo, ministraram, no Anfiteatro III da Faculdade São Lucas, o Curso Metodologia do Inventário da Oferta Turística, com a proposta de repassar as novas normas turísticas, com metodologia inventária para representantes dos órgãos envolvidos com atividades turísticas em Rondônia, incluindo representantes do interior do estado, além de técnicos e professores da área de turismo. O evento contou com a participação dos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho e do Fórum Estadual de Turismo de Rondônia.
No decorrer do curso, Valdir Cobos e Zulmeia Pinheiro mostraram dimensões do inventário da oferta turística do ponto de vista econômico e social, analisando o envolvimento das comunidades para a geração de oportunidades e negócios. Segundo Cobos, é indispensável que haja uma sintonia entre os governos federal, estaduais e municipais para que seja viabilizado um trabalho conjunto em prol do turismo. No caso específico de Rondônia, Valdir Cobos destacou que a integração das regiões turísticas deve ser feita com a unificação de um banco de dados, definindo e divulgando o potencial turístico em cada município. “A base do turismo está nos municípios, onde devem ser elaborados os programas para que possam ser viabilizados os recursos, financeiro e logístico, para o setor, incluindo um trabalho de sensibilização. É fundamental mostrar a importância do serviço turístico”, disse.
Alunos do 8º Período do Curso de Turismo da Faculdade São Lucas também estiveram presentes ao evento. Para a professora Arely Rute, coordenadora dos Cursos de Turismo e de Hotelaria da São Lucas, além da importância do tema abordado pelos técnicos do Ministério do Turismo, o curso permitiu que os alunos pudessem ampliar mais os conhecimentos que já haviam adquirido em sala de aula. “O que os alunos viram é o que têm aprendido na teoria e praticado sobre a metodologia do inventário da oferta turística”, destacou a coordenadora.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também