Geral
Defesa Civil registra baixa no nível das águas do rio Madeira
Segunda-feira, 10 Janeiro de 2011 - 15:10 | RONDONIAGORA

A preocupação maior, conforme informação do coordenador da Defesa Civil é com o período que vai do final de março ao início de abril, quando aumenta a intensidade das chuvas e o nível das águas do rio chega a atingir até 14 metros. Os locais mais afetados são os bairros Nacional e São Sebastião I e II, na zona Oeste da cidade.
Mas para o coordenador da Defesa Civil de Porto Velho, este ano os transtornos tendem a ser menor do que nos invernos anteriores em função da retirada das famílias que viviam nas áreas de riscos dos bairros Baixa da União e do Triângulo.
Desses dois locais a secretaria municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), fez a remoção de 240 famílias para os apartamentos doados pela prefeitura. Ao todo são aproximadamente 960 pessoas que deixaram de padecer com as enchentes do rio Madeira. Ali a situação era realmente crítica. Qualquer chuva já representava risco. Mas felizmente esse é um quadro que não existe mais. E a Defesa Civil também está atuando naquela região para evitar que outras famílias ocupem aquela área. Agora a população precisa nos ajudar também não espalhando lixo em qualquer lugar. Esse lixo é que vai entupir os bueiros, impedindo a vazão da água contribuindo para os alagamentos, alertou Reinaldo.