Rondônia, 27 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Desembargador Isaías Fonseca toma posse no TJRO

Terça-feira, 11 Dezembro de 2012 - 07:52 | RONDONIAGORA


A solenidade aconteceu nesta segunda-feira, 10/12, no plenário do Tribunal de Justiça de Rondônia. Após a abertura da sessão especial, os desembargadores Oudivanil de Marins e Eurico Montenegro, respectivamente, o mais antigo e o mais moderno integrante da Corte Estadual, conduziram Isaías Fonseca até o plenário. Após os ritos estabelecidos no Regimento Interno, o desembargador presidente deu posse a Fonseca como o 21º desembargador do TJRO e entregou-lhe as credenciais.



O desembargador Isaías Fonseca Moraes prestou o compromisso diante dos pares e convidados, após assinou o termo de posse e tomou seu assento na Corte. Em seguida, o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, presidente do TJRO, concedeu ao novo integrante do TJRO o Colar do Mérito Judiciário, homenagem prestada a personalidades do mundo jurídico e aos desembargadores que integram a Corte Estadual.

O desembargador Renato Martins Mimessi, em nome dos integrantes do Tribunal, fez a saudação de boas vindas ao novo desembargador do TJRO. Mimessi resumiu o momento em três palavras: satisfação, expectativa e alegria. "Vossa Excelência não está vindo para somar, mas, sim, para multiplicar, pois encontrará aqui um ambiente no qual o trabalho que cada um de nós desenvolve pode significar pouco, se isoladamente considerado, mas certamente ele se agiganta quando interagimos em favor da Justiça deste Estado e dos jurisdicionados".

O subprocurador Cláudio José de Barros Silveira fez uso da palavra em nome do Ministério Público, assim como o advogado Hélio Vieira, representante da OAB-Rondônia. Em seguida, o desembargador empossado fez seu discurso. O secretário Marco Antônio de Faria (representante do Executivo) também compôs a mesa de honra da sessão solene.

Discurso emocionado

Em seu discurso, o desembargador Isaías Fonseca dividiu em capítulos o sonho e a trajetória que o levaram à magistratura de 2º grau da Justiça de Rondônia. No primeiro, fez menção à história do Tribunal, aos 30 anos de existência e às pessoas que trabalham na construção do Judiciário do jovem Estado, como o primeiro presidente do TJRO, desembargador Fouad Darwich. Lançou mão da poesia para ilustrar os sentimentos que afloraram com data festiva de sua posse. No segundo capítulo, dedicado à família, fez distinção especial à esposa, às duas filhas, irmãos, e ao tio, desembargador Raimundo Nonato Fonseca Vales, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. Em especial, fez uma homenagem à mãe, a senhora Delzuíta Fonseca Vales, de quem herdou o sonho de chegar à magistratura, feito que a ela o tardio início do estudo impediu de concretizar. As palavras do desembargador Isaías emocionaram os presentes, que o viram chegar ao terceiro capítulo do discurso enumerando o caminho de trabalho, estudo e dedicação que o alçaram ao cargo.

Boas vindas

O desembargador presidente encerrou a sessão com palavras de boas vindas. Destacou que é tempo de história no TJRO pela passagem dos seus 30 anos. Lembrou que neste terceiro decenário toma posse posse o 21º desembargador, que além de jurista é matemático. ¿Um homem de sensibilidade e de responsabilidade social¿. Destacou a vocação desta Justiça, atuante em busca de justiça social, seja nos julgamentos cotidianos, seja em ações que são modelo para todo o país, como a "Justiça Itinerante, Mutirão Carcerário, Quilo Solidário, Projeto Ressoar, Grupo Teatral Bizarrus, ingresso de estagiários", entre outras.

Para ele, a Justiça deve continuar o combate efetivo a crimes aviltantes como a corrupção, dando uma resposta a contento ao descalabro de certas ações que têm levado o Estado à ruína, a manchetes negativas no cenário nacional. Disse que o novo colega tem o espírito público. E convidou a todos para que não se esqueçam de cultivar a paz, trabalhar na pacificação social, apostar no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos.

A solenidade foi encerrada com a execução do Hino de Rondônia, seguida dos cumprimentos feitos pelos demais integrantes do Tribunal de Justiça ao novo desembargador.

Biografia

Até a nomeação, Isaías Fonseca Moraes era procurador do Estado de Rondônia. Natural de Araguaína (TO), ainda adolescente, autodidata, ensinava matemática. Anos depois viria a se graduar nesta ciência exata. Com residência em Rondônia há quase 23 anos, Isaías Fonseca formou-se em Direito pela Ulbra de Ji-Paraná, em matemática pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), mestre em direito constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). Ele atuou como procurador da Unir, de 1999 a 2001, quando foi aprovado no concurso para procurador do Estado. Com um vasto currículo acadêmico, o magistrado tem um livro publicado sobre Direito Administrativo.

Em seu discurso lembrou a luta em busca de Direitos travada pela própria família, que por circunstâncias econômicas e políticas se viu sem acesso à Justiça. Para ingressar com uma ação, dona Delzuíta teria que entrar ela própria na OAB. Compromisso cumprido com a graduação em Direito, já depois dos 40 anos. O sonho da magistratura seria realizado anos depois pelo filho Isaías, indicado pela mesma OAB na vaga do quinto constitucional, fruto da constituição democrática. Isaías Fonseca será membro da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também