Rondônia, 02 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Dia Nacional de Mobilização dos trabalhadores fecha BR-364 em três municípios e ruas da Capital

Quinta-feira, 11 Julho de 2013 - 17:50 | CUT


Na manhã desta quinta-feira (11), as Centrais Sindicais e movimentos sociais de Rondônia organizaram grandes manifestações na Capital e em mais três municípios ao longo da BR-364, com participação de trabalhadores do campo e da cidade, do serviço público e da iniciativa privada. Em Porto Velho, com a participação de aproximadamente oitocentos trabalhadores, teve o fechamento e passeata na Av. Jorge Teixeira, Av. Carlos Gomes, Av. Presidente Dutra, Av. 7 Setembro e Ato Público em frente ao Palácio do Governo, com entrega de uma pauta estadual para o Governador.



No interior as manifestações foram realizadas em Jaru, com a participação de cerca de dois mil trabalhadores, com caminhada pelo Centro da cidade e fechamento da BR-364, na ponte, durante aproximadamente quatro horas; em Pimenta Bueno, com quinhentos trabalhadores, teve passeata pelas principais ruas da cidade e fechamento da BR-364 por aproximadamente três horas; em Vilhena, com a mobilização de aproximadamente setecentos trabalhadores, houve fechamento da BR-364 por três horas e caminhada pelas principais ruas da cidade.

As principais reivindicações nacionais dos trabalhadores são: rejeição do PL 4330, que visa retirar direito dos trabalhadores, precariza as relações de trabalho, além de piorar a qualidade dos serviços prestados, permitindo que todos os cargos e funções sejam terceirizados; investimento de 10% PIB em Educação é fundamental para universalização no acesso a educação em todos os níveis, qualidade de ensino e valorização dos professores (com salários e condições dignas de trabalho); destinação de 10% do orçamento da União para melhorias e fortalecimento do SUS. Todo apoio a vinda de médicos estrangeiros para atuar nas regiões mais carentes. Hoje 70% dos médicos estão na região sul e sudeste do país.

Reivindicam, ainda, a redução da jornada para 40 horas, semanais sem diminuição de salário, que possibilita a criação de mais empregos com carteira de trabalho assinada e proporciona mais qualidade de vida aos trabalhadores; que não sejam leiloados os recursos naturais (petróleo, água, energia, minérios e florestas); Reforma Agrária; fim do fator previdenciário, que reduz o valor das aposentadorias e exige mais tempo de trabalho para se ter direito; realização de um plebiscito popular e de uma Constituinte exclusiva sobre a política, uma reforma urbana contemplando as reduções de tarifas de transporte, com ampliação, acessibilidade e qualidade do transporte público. Além da democratização dos meios de comunicação, pois apenas 11 famílias controlam praticamente 80% dos veículos de comunicação no país.

Além dessas reivindicações nacionais, as manifestações em Rondônia apresentaram uma pauta de questões do Estado, contemplando: os problemas estaduais com Reforma, como conflito agrário e regularização; efetivação imediata da transposição pelo Governo Federal; Usinas do Madeira: aumento das compensações e indenizações, devido ao aumento de turbinas e capacidade; destinação dos royalties para educação, saúde, agricultura familiar e Reforma Agrária; indenização das famílias do Joana D′arc e demais populações atingidas. Reivindicam, também, o cancelamento da decisão do governo de demitir dois mil e quinhentos vigilantes que trabalham nas escolas estaduais; reposição das perdas inflacionários para os servidores públicos; combate à corrupção em todos os níveis: municipal; estadual e federal; Governo do Estado manter a contrapartida do programa minha casa minha vida para o campo; desburocratização do crédito para a agricultura familiar; melhoria do atendimento do INSS em Rondônia e duplicação da BR-364

Entidades que organizaram e participaram das manifestações em Rondônia: CUT, CTB, Força Sindical, UGT, CSP/Conlutas, CGTB, CSB e NCST), FETAGRO, STTR′s, VIA CAMPESINA, MST, MAB, SINTRACOMPV, SINTERO, STICCERO,SINDISEF, SINTAX, SINTTRAR, SINTESV, SEEB, CIMI, CPT, ASSINCRA,SINDUR,SINTTEL, SITETUPERON, UJS, UMEJUV, JUVENTUDE DA FETAGRO, SINTECT, SENGE E SINDICATOS FILIADOS.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também