Rondônia, 02 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

DIREÇÃO DA CERON NEGA SUPERFATURAMENTO DE ÓLEO DIESEL E REPASSA CULPA À ELETROBRÁS

Segunda-feira, 24 Março de 2008 - 14:49 | RONDONIAGORA.COM


Em release enviado a imprensa, o diretor-técnico das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Inácio Azevedo, explicou que a compra de óleo diesel com os preços divulgados não foi feita pela companhia de forma direta, apesar de nas Notas Fiscais constarem expressamente o nome da Ceron.
Segundo Inácio Azevedo, a Ceron não compra de forma direta o óleo diesel utilizado pelos grupos geradores de energia elétrica dos Produtores Independentes contratados pela Empresa e suas usinas próprias, em Vilhena e Colorado d’Oeste. “Esse óleo, como todo o utilizado para geração de energia elétrica em outras concessionárias da Região Norte, que tem seus custos subsidiados pela Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis – CCC, administrada pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás, que é quem compra o óleo diesel da Petrobras Distribuidora S.A. ( BR empresa estatal federal, com o compromisso de a vendedora entregá-lo nos locais definidos previamente.” , disse o Diretor Técnico.
Inácio esclareceu, ainda, que apenas o óleo decorrente da Nota Fiscal NF 236150 da empresa Distribuidora Equador, foi diretamente comprado pela Ceron, com o objetivo de repor para a Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis – CCC, o óleo gasto acima do consumo específico de 0,3 litros por quilowatts-hora (kWh) gerado e que o óleo decorrente das notas da BR Distribuidora (NFs 346070 e 345981), foi pago diretamente pela Eletrobràs com recursos da CCC, para consumo nas usinas térmicas que geram energia elétrica para a Ceron em Rondônia. Esta sistemática vem sendo adotada há muitos anos pela Eletrobrás. Atualmente está em andamento, por aquela Empresa, a mudança deste procedimento visando que, futuramente, a compra do óleo diesel seja feita diretamente pela concessionária, mediante processo licitatório.
Ainda sobre o assunto, o diretor técnico disse que apesar de os preços do óleo diesel fornecido pela BR Distribuidora estarem acima do comprado pela Ceron da Distribuidora Equador, é necessário que se leve em consideração que não se compra o produto em todos os municípios do Estado ao mesmo preço.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também