Geral
Documentário sobre distrito de Nazaré terá lançamento nessa quarta-feira, no Teatro Guaporé
Terça-feira, 18 Dezembro de 2018 - 15:30 | da Assessoria
![Documentário sobre distrito de Nazaré terá lançamento nessa quarta-feira, no Teatro Guaporé](https://cdn1.rondoniagora.com/uploads/noticias/2018/12/18/5c194e01960ed.jpg)
O documentário “Nazaré Encantada”, sobre a comunidade de Nazaré, distrito de Porto Velho localizado no Baixo Madeira, será exibido pela primeira vez na Capital nessa quarta-feira (19), no teatro Guaporé, dentro da programação “Mostra Mulheres no audiovisual- Estreias”.
Apenas os próprios moradores do distrito e convidados tiveram acesso a obra, numa sessão de pré-lançamento ocorrida em julho, durante o Festival de Nazaré. A produção, que tem direção de Simone Norberto, fotografia de Laelho Loyola, montagem de Michele Saraiva e trilha sonora do Minhas Raízes, grupo musical originário da própria comunidade, é uma homenagem à cultura ribeirinha e identidade Amazônica.
O trabalho é resultante da dissertação de mestrado de Simone Norberto, “Mitos e Identidade em Nazaré/RO - Uma leitura pós-colonial das manifestações culturais de uma comunidade ribeirinha”, defendida na Universidade Federal de Rondônia (Unir), sob a orientação de Miguel Nenevé. A banca deu nota dez ao trabalho realizado.
Recentemente, Simone Norberto, recebeu o prêmio de R$ 10 mil do Edital de Literatura da Sejucel para editar a obra, que será transformada em livro e distribuída para população. “Para mim é muito importante difundir essa rica e importante cultura ribeirinha, o que não seria possível sem a instituição de uma política pública justa de apoio às produções culturais”, disse a jornalista.
Outro aspecto essencial defendido pela autora é a chance de mostrar o trabalho em formato audiovisual, muito mais acessível, sobretudo para comunidade, que ficou emocionada ao se ver na tela. “Para nós foi uma grande satisfação em ver os nossos depoimentos. É um trabalho digno para a comunidade. Você usou a sua teoria e o seu respeito para com o nosso povo para levar a nossa voz para o mundo”, agradeceu seu Venâncio, um dos narradores retratados no documentário.
Mulheres no audiovisual
A programação da mostra Mulheres no audiovisual - Estreias, continua na quinta-feira (20) com o lançamento do documentário Vozes da Memória, de Raíssa Dourado, agraciado com o Edital de audiovisual Lidio Sohn, do Governo do Estado, por meio da Sejucel.
O filme evidencia a identidade cultural da cidade de Porto Velho, retratando o rio, personagens, costumes, a geografia afetiva da cidade, em uma composição de imagens de forma não ordenada que possa expressar a identidade submersa da cidade
Vozes da Memória, através do registro audiovisual, vocifera sobre o olhar contemporâneo da história a partir das vozes da periferia, da juventude, dos artistas, das comunidades indígenas, dos ribeirinhos e imigrantes. Confrontando o antigo e o novo, com a finalidade de oferecer um documento audiovisual sobre a formação da identidade cultural da cidade de Porto Velho
Serviço
O que: Mostra Mulheres no Audiovisual - Estreias
Datas: 19/12 - Documentário Nazaré Encantada, de Simone Norberto
20/12 - Documentário Vozes da Memória, de Raíssa Dourado
Horario: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Teatro Guaporé