Geral
Eletronorte aluga 40 carros, mas tem 90 veículos parados
Domingo, 24 Novembro de 2013 - 10:25 | RONDONIAGORA
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Rondônia (Sindur) protocolou denúncia no Ministério Público Federal acusando a Eletronorte em Rondônia de gastos desnecessários com o aluguel de 40 veículos da Silva Rent a Car Locadora de Veículos Ltda ME, enquanto 90 carros próprios estão parados no pátio da empresa na Avenida 7 de Setembro com Farquar em Porto Velho. Os veículos da locadora são locados ao preço de R$ 2,51 por quilômetro rodado. Ao final do mês, a empresa afere a quilometragem e envia a fatura para Eletronorte. Os carros são usados para o serviço de manutenção da rede de distribuição. E na maioria são pick-ups.
“Consigna-se oportunamente que atualmente a Eletronorte conta com uma frota de 90 veículos próprios e aptos a realizar todas as atividades da empresa, sejam elas administrativas ou operacionais. Os veículos, patrimônio da empresa, estão inutilizados, parados no pátio da empresa sem qualquer utilização, deteriorando-se diariamente”, explicou o documento encaminhado pelo sindicato ao MPF. A denúncia é assinada pelo presidente do Sindur, Nailor Gato, sindicalista que atua há anos na defesa dos trabalhadores do sistema energético do Norte do País.
Nailor entende que há indícios que possa haver malversação de dinheiro público. “Há violação ao princípio da moralidade, princípio da transparência e demais preceitos jurídicos atinentes aos entes públicos”, descreve o texto.
Processo de Ação Disciplinar
Procurado pela reportagem, o diretor de Operação da Eletronorte em Brasília, Wady Charone Junior, garantiu que houve abertura de um Processo de Ação Disciplinar para apurar responsabilidade sobre a falha humana que resultou na necessidade do contrato de locação de veículos. Ocorre que não houve tempo hábil para contratar os motoristas para usar os veículos que estão hoje parados no pátio da Eletronorte porque algum funcionário esqueceu ou perdeu o prazo de propósito. O contrato de locação é emergencial e nos próximos 30 dias já estará rescindido e os motoristas da Eletronorte já estarão atuando com os veículos próprios.
O gerente Regional de Transmissão de Rondônia, engenheiro Robinson Percy Holde, também atendeu a reportagem do RONDONIAGORA e avalizou todas as informações do representante da empresa em Brasília. Explicou que realmente houve falha, mas que já está sendo corrigida. Por outro lado, o MPF não se manifestou se vai abrir algum procedimento investigatório.