Rondônia, 23 de dezembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

EM OUTRA OPERAÇÃO, MPF E PF FAZEM TAMBÉM DEVASSA NA PREFEITURA DE PORTO VELHO

Quinta-feira, 06 Dezembro de 2012 - 08:08 | RONDONIAGORA


Um esforço interinstitucional dos Ministérios Públicos Federal (MPF/RO) e do estado de Rondônia (MP/RO), da Controladoria-Geral da União (CGU/RO), do Tribunal de Contas estadual (TCE) e da Polícia Federal (PF) desarticulou, na manhã de hoje, uma organização criminosa instalada na prefeitura de Porto Velho, que desviava recursos públicos por meio de fraudes em licitações. Os desvios chegam a milhões de reais. A operação envolve o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão e várias outras medidas judiciais, como sequestro e bloqueio de bens.


As secretarias envolvidas no esquema de fraudes são a de Projetos e Obras Especiais (Sempre), Administração (Sead), Serviços Básicos (Semusb), Obras (Semob), Agricultura (Semagric), além da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e da Controladoria-Geral do Município (CGM).
As investigações foram desenvolvidas em conjunto pelos órgãos de controle, parceria que foi iniciada no início de 2012. Agentes públicos, empresários e “laranjas” fraudavam contratos de prestação de serviços firmados entre 2005 e 2012.
As secretarias envolvidas no esquema de fraudes são a de Projetos e Obras Especiais (Sempre), Administração (Sead), Serviços Básicos (Semusb), Obras (Semob), Agricultura (Semagric), além da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e da Controladoria-Geral do Município (CGM).

Operações

Os crimes, em tese, praticados são de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, tráfico de influência, peculato (exigência de “propina”), falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e outros. Por envolver recursos locais e também verbas federais, duas operações estão sendo feitas simultaneamente. Os fatos de competência da Justiça Federal estão sendo tratados na Operação Endemia e os de competência da Justiça Estadual correspondem à Operação Vórtice.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

OPERAÇÕES DA PF EM PORTO VELHO ENVOLVEM 155 AGENTES

As duas operações realizadas pela Polícia Federal, MPF e MP em Porto Velho envolvem 155 agentes de seis estados.

CORRUPÇÃO NA PREFEITURA: PF PERMANECE NA CASA DE ROBERTO SOBRINHO E PREFEITO NÃO PODE SAIR

Fontes do RONDONIAGORA relatam que o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT) ainda está em sua residência e na companhia de agentes da Políc...

CORRUPÇÃO NA PREFEITURA: GABINETE DO PREFEITO TEVE QUE SER ABERTO POR CHAVEIRO

A chefe de gabinete da Prefeitura de Porto Velho, Mirian Saldaña passou mal em casa, quando recebeu o mandado de prisão. Ela tentou falar com o prefeito Roberto Sobrinho, que também recebia “visita” de agentes em sua residência.