Geral
Em Porto Velho, Duque de Caxias será mão única em toda extensão; Trecho na Jorge Teixeira será alargado
Sábado, 21 Outubro de 2017 - 10:35 | da Redação
A ampliação de praticamente toda a extensão da Rua Duque de Caxias, em Porto Velho, deve ainda alcançar a Rua Uruguai, no Bairro Embratel. Segundo secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Básicos (Semisb), João Chrisóstomo de Moura, em dois finais de semana a obra deverá paralisar o trânsito da BR-319 (Jorge Teixeira), com auxílio do Dnit e Polícia Rodoviária Federal, já que se trata de rodovia federal. Atualmente há apenas passagem para pedestres e o tráfego da Duque acaba em um lado e retorna no outro.
“Estamos fazendo a reposição de asfalto, meio-fio e sarjeta, e lá na Jorge Teixeira nós já estamos tratando com os órgãos responsáveis para que ocorra como deve ser, com sinalização necessária para a interdição”, disse o secretário da Semisb. A via terá sentido único do bairro para o Centro, e o objetivo é desafogar a Avenida Carlos Gomes do fluxo intenso de trânsito.
A rua, que tinha oito metros de largura, passa a ter 13 metros e ser preferencial, e no trecho que compreende a 17ª Brigada de Infantaria e Selva até a Avenida Farquhar, Chrisóstomo diz que “ainda está em análise se há necessidade de alargamento, já que a diferença do trecho é de aproximadamente 15 centímetros apenas”. Sobre o tráfego no perímetro da Brigada, que é interditado pelos militares no período noturno, o secretário informa que também está em conversação, já que se trata de área e segurança militar e pouco deve interferir no trânsito, sendo apenas à noite o fechamento da via.
Sinalização
Quanto à sinalização, o secretário municipal de Trânsito (Semtran), Marden Negrão, justifica que é uma questão de atenção redobrada do motoristas, e pede paciência aos transeuntes e moradores, já que a rua ainda está em obras. “É claro que iremos fazer toda a sinalização necessária, principalmente porque também haverá a mudança de sentido, se tornará preferencial, então toda a extensão e cruzamentos serão sinalizados. Teremos sinalização semafórica nos cruzamentos com as ruas Rafael Vaz e Silva, Marechal Deodoro e Presidente Dutra, e ainda na Avenida Jorge Teixeira, onde será aberto com acesso até a Rua Uruguai”.
A velocidade máxima permitida na via será de 30 quilômetros por hora e está descartada a ideia de se tornar um corredor de ônibus, mas o secretário revela que há planejamento para a abertura de outras novas vias da cidade, inclusive de duas da Zona Sul, que serão as Ruas Sucupira e Três e Meio, o que deverá garantir maior fluidez no trânsito da Avenida Jatuarana. “Além de sinalizarmos teremos equipes de trânsito orientando os condutores nos primeiros sobre as mudanças”.
Quebradeira
Os secretários de Trânsito e Infraestrutura revelaram que, sobre a quebradeira que está sendo causada em parte da cidade por uma empresa terceirizada que presta serviços para a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), uma acordo foi firmado em reunião na última semana envolvendo todos os órgãos competentes.
Além do Termo de Ajuste e Conduta (TAC), que já existia exigindo que a empresa que prejudicasse qualquer via devido às obras realizadas deveria fechar em no máximo 30 dias, agora o acordo prevê que a empresa deve fechar os buracos deixados em 15 dias. “Eles já vem informando à Semtran e apresentando cronograma de obras para refazer os trechos prejudicados, e quando nós apontamos que não foi realizado, aplicamos as notificações. Já tem notificação vencida e que eles não providenciaram o concerto. Em razão desses descumprimentos houve nova reunião estabelecendo esse prazo ainda menor. Existem penalidades previstas inclusive no Código Brasileiro de Trânsito, e nós estamos gerenciar da melhor maneira possível para que a população não seja penalizada”, concluiu Marden Negrão.