Rondônia, 04 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Em Vale do Paraíso, sitiantes também acessam internet gratuita

Terça-feira, 03 Abril de 2012 - 16:07 | AROM


No município de Vale do Paraíso (RO), tanto os moradores da zona urbana quanto os da zona rural navegam pela Internet a custo zero. Além de funcionar em condições satisfatórias de velocidade e conexão ininterrupta, o sistema recentemente implantado pela prefeitura não custou mais que R$ 60 mil. Trata-se de um projeto piloto que visa economicidade e inclusão digital às regiões interioranas do Estado, elaborado pela Associação Rondoniense de Municípios (AROM).



O formato de distribuição da rede de Internet gratuita, estudado e desenvolvido pelo técnico responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da AROM, Anderson Gualbano, deve cobrir moradias de cidades e de linhas vicinais de 45 municípios com até 50 mil habitantes no Estado. Vale do Paraíso foi o primeiro a implementar o modelo da associação aos munícipes, restando aos prefeitos dos demais, solicitar o projeto, adquirir os equipamentos e agendar a instalação.

As pesquisas sobre o assunto foram iniciadas pela AROM em 2010 por determinação do presidente e prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes. O gestor encomendou a confecção de um projeto que contivesse os melhores equipamentos para garantir excelência no funcionamento e tudo ao menor custo do mercado, para que os municípios de pequeno porte e pouco orçamento também pudessem adquirir o sistema.

Em Vale do Paraíso, toda a área urbana e parte da zona rural (linha 202) que está a 30 quilômetros da cidade, são abrangidas pelo Cidade Digital, atualmente. No entanto, segundo o prefeito Charles Luiz, o projeto será expandido em curto espaço de tempo. “Vamos atingir a linha 201 e o distrito de Santa Rosa, que ficam a 40 quilômetros da cidade”. Disse o gestor ressaltando que o custo de manutenção é ínfimo, em relação ao da instalação.

Após a exibição de reportagem na TV, (Jornalismo do programa Fantástico) sobre o mal funcionamento de internet gratuita em João Pessoa (PB), a AROM iniciou contatos com a prefeitura daquele município, para oferecer parceria técnica sem custos. A associação ofereceu a instalação do projeto Cidade Digital disponível em Rondônia com as soluções necessárias para o problema.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também