Rondônia, 20 de abril de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Emdur inicia serviços de iluminação no dia 27

Quinta-feira, 22 Agosto de 2013 - 13:00 | Prefeitura


A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) está se organizando para iniciar os serviços de iluminação da área urbana de Porto Velho na próxima terça-feira (27/08). De acordo com o presidente, Gerardo Martins, esse dia será um marco para o início do projeto que prevê a iluminação de ruas, parques e praças de todo o município, incluindo os distritos, no prazo de um ano. “O que está em andamento e queremos definir ainda nesta semana é a chamada dos eletricistas aprovados no concurso público, a chegada de parte do material que já foi comprado, a entrega de três carros e o empréstimo de um caminhão Munck da Base Aérea, que estará até esta sexta à nossa disposição”, informou Martins.



Segundo as informações do presidente, os eletricistas aprovados no concurso estão terminando os exames médicos para poderem assinar o contrato de trabalho. Os carros fazem parte de doações do Shopping Porto Velho como parte de compensações sociais. Dessa forma, os serviços deverão começar na Avenida Jorge Teixeira com a troca de lâmpadas e reatores, após isso, as principais ruas e avenidas do Centro serão contempladas com os serviços das equipes da Emdur.

Martins esclareceu também que esses trabalhos ainda não terão toda a intensidade esperada porque a maior parte dos equipamentos comprados ainda está sendo aguardada. “Os materiais chegam em quinze dias, mas nosso grande problema é que o processo da compra dos caminhões está no Tribunal de Contas e não foi ainda liberado. Prevendo essa situação, já havíamos aberto processo para o aluguel de dois caminhões em situação de emergência, por sessenta dias, podendo o aluguel ser renovado por mais sessenta dias. Até lá, esperamos que o processo já esteja liberado e possamos ter nossos próprios caminhões. Além disso, temos também já comprados e doados pelo Shopping dois caminhões cestos, também por meio de processo de compensação. Os caminhões estão sendo montados em Araraquara e chegarão em trinta dias”, informou.

Apesar de que o início dos serviços na Avenida Jorge Teixeira esteja agendado para iniciar realmente na terça-feira próxima, mais de trinta novas lâmpadas já foram instaladas, ocorre que as equipes estão trabalhando ainda sem os uniformes e a logomarca da empresa, de forma que estejam sendo pouco percebidos.

Dificuldades encontradas

Na Emdur, qualquer material a ser comprado deve passar por licitação, incluindo coisas básicas como materiais de limpeza, de expediente e óleo diesel. Até mesmo pagamentos de energia, água, telefone e outros não têm um processo orçamentário simples. “É preciso fazer uma licitação só, para o ano todo, para não ter que ficar se desgastando com o mesmo tipo de trabalho cada vez que acabam as coisas ou quando é preciso pagar uma conta. Por isso mesmo, tivemos as dificuldades normais que esses tipos de processos sofrem, mas a isso, acrescentou-se ainda a dificuldade de que a Emdur não tinha mais nenhuma credibilidade no mercado, de forma que houve dificuldades para encontrar quem quisesse participar das licitações”, informou Martins.

Assim, a empresa passou três meses de grandes dificuldades, porque além dos problemas com licitações, desde o dia 11 de janeiro de 2013, o Tribunal de Contas embargou as contas correntes e as possibilidades de receber recursos. “Ficamos numa situação muito difícil. Não tínhamos material de expediente, Internet, enfim, até para nos defender no Tribunal precisávamos ficar pedindo de outros órgãos para que nos ajudassem. Como não tínhamos acesso a dinheiro, pagar os funcionários também não era possível”, explicou o presidente.

Até o mês de abril essa situação estabeleceu-se na empresa. Segundo Martins, somente após o mês de maio é que se pôde começar a trabalhar com mais normalidade, no entanto, ainda restava o problema da pouca credibilidade. “Para toda licitação, você tem que ter pelo menos três propostas, mas ninguém queria trabalhar conosco, porque achavam que a Emdur seria perigosa. Apesar disso, todos os que aceitaram vir falar conosco logo mudaram a ideia a nosso respeito. Esse tipo de problema ainda não acabou totalmente, mas estamos ganhando a confiança dos fornecedores que estão percebendo que nossas proposições são sérias. Em abril, começamos a arrumar os processos de licitação, embora pareça que estejamos andando devagar, na verdade, o que temos feito é tentar sair do embaraço em que encontramos tudo por aqui. Se não tivéssemos os impedimentos que tivemos, já estaríamos muito avançados nos serviços projetados. Recentemente, o Tribunal voltou a questionar outros itens de nossas licitações e ainda estamos respondendo a tudo, para que possamos ter a tranquilidade de trabalharmos dentro da legalidade esperada”, destacou.

Planejamento

O projeto da Emdur prevê que os serviços sejam executados por dez equipes. As equipes funcionarão com cinco carros para levantamentos dos pontos de serviços e para fiscalização dos trabalhos. Haverá dois turnos, o primeiro funcionará das 08 às 16 horas e o outro das 16 às 22 horas.

Nos distritos que ficam ao longo da BR 364, em direção ao Acre, o plano é a formação de uma equipe fixa. Nos distritos do Baixo-Madeira funcionarão equipes móveis. A linha de prioridades são as ruas principais da cidade, os parques e as praças do Centro, até chegar a todos os bairros da cidade. As ruas do entorno de escolas, tanto no Centro como nos bairros, também fazem parte da prioridade. “Quando iniciarmos os serviços em um bairro, estaremos prontos para entrar e fazer o bairro inteiro. A meta do prefeito é a de iluminar 100% da área urbana até o final de ano, e nós queremos cumprir isso. Sabemos que a população está reclamando pela demora e que ela não quer desculpas, quer trabalho. O problema é que a população tem razão e nós também temos, porque a Emdur nem contabilidade organizada tinha do ano de 2012. Nesse período, não houve contabilidade, de forma que estamos organizando até mesmo o remanescente da empresa para podermos trabalhar. É menos difícil iluminar a cidade do que organizar tudo o que precisava ser arrumado para que começássemos a trabalhar. Os planos que temos de iluminar todo o município em um ano é fruto de estudos e sabemos que poderemos cumprir. Em 31 de dezembro deste ano a população já poderá ver a grande mudança que esperamos para o município”, finalizou o presidente.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também