Geral
Energisa leva informações sobre segurança com a rede elétrica a alunos da escola São Pedro
Quinta-feira, 31 Agosto de 2023 - 10:15 | da Assessoria
Dando sequência ao Projeto Energisa nas Escolas, uma equipe da distribuidora visitou a Escola Municipal São Pedro, situada no bairro Pedrinhas, em Porto Velho, com o propósito de informar as crianças sobre segurança em relação à rede elétrica. Com foco especial nos cuidados ao brincar com pipas próximas a fios de eletricidade, cerca de 160 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, receberam as orientações.
Além dos cuidados com pipas, foram abordadas outras dicas de segurança, como evitar locais próximos a árvores e não se aproximar de fios elétricos caídos durante o período chuvoso. Claudines Duarte, técnico de Segurança do Trabalho da Energisa, também enfatizou a importância de não tocar em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos. “Na ocasião, entregamos cartilhas orientativas para os alunos para que eles aprendam sobre segurança e se divirtam por meio dos jogos educativos que estão inseridos no material”, lembrou o técnico.
A diretora da escola, Eni Guimarães, destacou a importância da ação. “As crianças muitas vezes não compreendem os perigos e essas informações permitem que elas fiquem sempre alertas e ainda levem as dicas para os pais, os irmãos e toda a família”, disse a diretora.
Atenção nas recomendações da Energisa sobre a brincadeira com pipas:
- Jamais solte pipa próximo à rede elétrica e nunca tente remover a pipa da rede porque você pode levar um choque elétrico. Procure locais abertos e afastados da rede elétrica.
- Nunca use cerol ou a linha “chilena”, elas são proibidas por lei. O ideal é utilizar barbante de algodão que é o melhor material para as linhas de pipa, visto que as de nylon cortam assim como as que têm cerol;
- Não utilize papel alumínio na confecção da pipa. É perigoso pois este material, em contato com os fios, provoca curtos-circuitos, devido ao fato de ele ser um condutor de eletricidade;
- Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos. Ou seja, quem está empinando a pipa pode ser atingido por um raio;
- Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas, pois as linhas não podem ser vistas por eles. Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito. Por isso, é melhor evitar ruas e lugares movimentados.
- Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento: Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android); Gisa (WhatsApp) – 69 99358-9673; e Call center - 0800 647 0120.