Rondônia, 19 de abril de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Equipes de ministérios avaliam locais atingidos pela cheia

Quarta-feira, 24 Setembro de 2014 - 10:10 | RONDONIAGORA


Uma missão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, está desde segunda-feira (22) em Rondônia, com o objetivo de apoiar o governo estadual na elaboração de um plano de ação para a reconstrução das cidades atingidas pelas cheias do Rio Madeira no início deste ano.



A equipe irá visitar a capital Porto Velho e as cidades de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Cacoal e Costa Marques, para vistoriar abrigos e áreas afetadas. “A visita visa a facilitar o processo de reconstrução. A cheia que atingiu o Estado foi uma das mais graves já registradas, e apoiar os gestores locais é apoiar a população”, afirma o secretário da Sedec em exercício, Alexandre Gomes.

Composta por seis pessoas, a equipe da Sedec busca alternativas para avançar as ações de restabelecimento dos municípios castigados pelo evento. Também estão envolvidos na vistoria o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual, que vão repassar à secretaria um mapeamento das áreas mais atingidas pela cheia do Madeira.

“Estar próximo do problema oferece uma real noção da situação e, desta maneira, é possível classificá-lo e definir o que é restabelecimento e reconstrução. Isso facilita a construção do plano de ação e a consequente destinação de recursos a Rondônia”, explica Gomes.

Histórico

Ao longo dos últimos seis meses, o ministério repassou R$ 15 milhões para socorro e assistência no Estado. Na época, o governo federal também enviou 21 militares fuzileiros navais, 159 militares do Exército Brasileiro, 45 militares da Força Nacional de Segurança (30 bombeiros e 15 policiais), além de aeronaves da Força Aérea Brasileira, um helicóptero HM2 Black Hawk, dois C 105 – Kaza, um navio hospital com um helicóptero esquilo a bordo, um navio patrulha, 14 viaturas, 10 embarcações de pequeno porte e uma ambulância. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também