Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Estádio Aluízio Ferreira é liberado para jogos oficiais, mas local não atende as exigências legais

Segunda-feira, 31 Março de 2014 - 17:31 | RONDONIAGORA


Estádio Aluízio Ferreira é liberado para jogos oficiais, mas local não atende as exigências legais

O histórico estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, interditado para jogos oficiais desde 2011, recebeu o laudo de aprovação do Corpo de Bombeiros e foi liberado para receber jogos do campeonato estadual de futebol, que já está na 7ª rodada.



O local apresentava uma série de problemas estruturais que resultaram em interdição. O Genus, time da capital, vinha mandando seus jogos no interior, e na próxima quarta-feira (2), terá a oportunidade jogar pela primeira vez nesta temporada ao lado de sua torcida, mas o local não atende todas as medidas de segurança exigidas pela 10.671, de maio de 2003, o Estatuto do Torcedor.

Com mais de 80% da arquibancada isolada, o estádio vem sendo preparado para sediar os jogos do segundo turno do estadual. A Superintendência de Cultura e Esporte do Estado investiu cerca de R$ 14 mil com obras de instalação de para raios, extintores, implantação de corrimão nos vestiários e manutenção geral da rede elétrica.

Essas obras, segundo Gino Serrati, administrador do “Aluizão”, foram suficientes para que o local conseguisse aprovação na rigorosa vistoria realizada pelo departamento técnico do Corpo de Bombeiros Estadual.

Na verdade, a inspeção do Corpo de Bombeiros limitou-se ao sistema de prevenção de incêndio e de pânico, foi o que informou o tenente Francisco Pinto de Andrade Júnior, diretor de Serviços Técnicos da instituição, unidade responsável pela emissão de laudos para liberação de locais onde se concentram grande quantidade de pessoas.

No caso do “Aluizão”, a capacidade foi reduzida de 4.500 lugares, para 700, capacidade máxima adotada para os jogos, mesmo assim a praça esportiva não atende algumas das exigências do Estatuto.

O parágrafo único do artigo 13 diz que será assegurada acessibilidade ao torcedor portador de deficiência ou com mobilidade reduzida.

No artigo 17 a Lei afirma que é direito do torcedor a implementação de planos de ação referentes à segurança, transporte e contingências que possam ocorrer durante a realização de eventos esportivos. Nenhuma dessas recomendações foi providenciada até agora. Pela tabela divulgada pela Federação Rondoniense de futebol, o Genus vai jogar no Aluizão, na próxima quarta-feira (2), às 19h30min contra o Ji-Paraná.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também