Rondônia, 03 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Estivadores solicitam do prefeito a reabertura do Porto do Cai N’água

Sexta-feira, 13 Setembro de 2013 - 15:21 | Ascom


O funcionamento de portos irregulares às margens do rio Madeira é uma prática muito antiga em Porto Velho. A região com maior ocorrência dessas instalações improvisadas tem sido o Cai N’água, localizado no Bairro Triângulo. Diversas ações movidas pelo Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério do Trabalho, entre outras entidades, têm destacado situações que exigiram por parte da Prefeitura Municipal de Porto Velho agir com a interdição das atividades dos estivadores nesses locais. Na quinta-feira (12), o prefeito Mauro Nazif esteve novamente reunido com a Associação dos Estivadores do Cai N’água (Aecan), que voltou a solicitar a reabertura do local durante o período do inverno. Estiveram também presentes à reunião, o titular da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtram), Carlos Guttemberg, o coordenador municipal de Trânsito, Luiz Éverton Kemp, e os vereadores Elis Regina, Márcio Pacele, Cláudio da Padaria e Chico Lata.



A proposta da Aecan é a de que o porto seja reaberto durante os seis próximos meses, até que possam apresentar um projeto com as soluções necessárias para sua efetivação. O prefeito relembrou que numa reunião anterior, no início deste ano, os estivadores pediram um prazo de três meses para apresentarem as mudanças exigidas pelas entidades acima elencadas e pela Semtran, o que não aconteceu e motivou o fechamento das operações. “Entendo que todos são trabalhadores e precisam exercer suas atividades. Temos recebido por parte de muitos a solicitação de que tratemos com cuidado desse problema. Mas as ações da Semtran no local se deram em função de que as exigências de instituições como Ministério Público e Ministério do Trabalho não foram respeitadas. Não queremos impedir os trabalhos de ninguém, mas quero lembrar que no início do ano vocês nos procuraram, a reunião foi na Sempla, onde nos pediram um prazo de três meses. Naquela ocasião, foi prometido que os problemas seriam solucionados. Nós cumprimos nossa parte, mas não vimos realizarem-se as soluções prometidas, de maneira que tivemos que agir. Agora, vamos tentar uma nova solução”, frisou o prefeito.

Como resultado prático da reunião, acertou-se a montagem de um grupo de trabalho com membros da Aecan, os vereadores já citados e alguns técnicos das secretarias municipais de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Obras (Semob) e Semtran. “Vamos procurar resolver o problema enfrentando cada obstáculo que aparecer. Acho melhor não continuar simplesmente as coisas como estão, mas vamos tentar resolver observando cada ponto apresentado pelo Ministério Público e pelas entidades que moveram ações contra a continuação dos trabalhos no local. A Prefeitura quer resolver, e quando há o interesse direto do Executivo Municipal num caso como esse, as coisas podem caminhar mais facilmente”, afirmou Nazif.

O prefeito também observou que na reunião da comissão designada para buscar soluções não se deixasse de cogitar a possibilidade de que os novos portos que estão sendo construídos na cidade possam absorver o trabalho dos 120 estivadores da Aecan, contudo, não fechando a questão com essa proposta, mostrou-se resolvido a acatar os resultados dos trabalhos da comissão, desde que atendam às legislações sobre o assunto.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também