Rondônia, 10 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Exames de angioplastia e cateterismo voltam a ser realizados no HB

Sexta-feira, 15 Março de 2019 - 17:41 | da Redação


Exames de angioplastia e cateterismo voltam a ser realizados no HB

Os pacientes do Hospital de Base de Porto Velho voltaram a contar nesta sexta-feira (15) com exames de angioplastia cerebral, angioplastia de membros inferiores, angioplastia coronariana e cateterismo cardíaco, realizados por um angiógrafo, equipamento de alta complexidade e que estavam suspensos desde 2018.

Cerca de 350 pacientes, que aguardavam na fila por exames de procedimentos eletivos começam a ser atendidos.

O primeiro atendimento foi feito na quinta-feira, em um paciente de urgência do Hospital e Pronto-Socorro João Paulo e nesta sexta-feira havia mais dois agendados para a realização do procedimento.

De acordo com o secretário de saúde estadual, Fernando Máximo, muitas medidas foram tomadas desde o início de sua gestão para melhorar a saúde no Estado. “Ainda estamos na fase de concluir alguns diagnósticos sobre a saúde, mas muitas coisas importantes e interessantes já foram feitas como e uma delas é a reativação dos exames feitos pelo equipamento angiógrafo, que estava com defeito desde o ano passado. A peça custou mais de R$ 300 mil e vai trazer muitos benefícios para os pacientes”, disse o secretário.

Este processo permite que as artérias coronárias voltem a funcionamento regular, possibilitando que o coração receba maior fluxo de sangue e continue trabalhando normalmente. Isso garante ao paciente um tempo de internamento menor e recuperação mais rápida que cirurgias convencionais, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

O coordenador do setor de Hemodinâmica do Hospital de Base, Graciliano Maia, trabalha com expectativa de realizar 250 procedimentos ao mês. Desde sua implantação, o setor de Hemodinâmica realizou 1.999 procedimentos. Deste total, cerca de 70 por cento são pacientes da capital, aponta o setor de estatísticas da Sesau.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também