Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Faltam médicos nas unidades de Saúde da Capital

Domingo, 11 Maio de 2014 - 11:01 | RONDONIAGORA


Faltam médicos nas unidades de Saúde da Capital

Desde a última quarta-feira, 7, a população tem chamado a imprensa e até a Polícia Militar nas unidades de Saúde de Porto Velho para denunciar a falta de médicos. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, no Bairro Tancredo Neves, teve um pequeno tumulto de pessoas aguardando desde o início da tarde uma consulta. Até as 20 horas, não havia chegado um único profissional. “Às vezes tem até dois médicos, mas eles ficam no local de descanso e não querem atender o povo”, disse uma moradora da região. Uma senhora nervosa chamou a reportagem e a Polícia Militar para fazer a denúncia. Depois da chegada da equipe de reportagem, um médico apareceu e iniciou o atendimento.
Na tarde de quinta-feira, 8, foi a vez da Policlínica Ana Adelaide ter problemas. Algumas pessoas passaram mal aguardando a consulta médica desde o início da manhã daquele dia. A imprensa também foi chamada para ouvir os moradores do Bairro Pedrinhas e adjacências.
O secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio, explicou a produção do Rondoniagora que a prefeitura está chamando 60 médicos aprovados no último concurso público. Até neste sábado, 10, ele espera que todos se apresentem com a documentação para tomar posse nos cargos. Por determinação do prefeito Mauro Nazif, 12 médicos serão escalados para atender a UPA da Zona Leste, sendo 6 durante o período do dia e 6 no período da noite. “Vamos acabar definitivamente com esse problema da falta de médicos”, disse ele.

Município perdeu “bolsa” ano passado

A falta de médicos nas unidades  de saúde de Porto Velho é um reflexo da ausência do município no Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (Provab). A Semusa perdeu o prazo de inscrição em 2013, que era feito pela internet. O Governo Federal garantia uma bolsa de R$ 8 mil para os novos profissionais. Outros 13 municípios rondonienses aproveitaram a oportunidade e hoje contam com esses profissionais. No Estado, aderiram ao programa os municípios de Alta Floresta do Oeste;Cacaulândia; Cerejeiras; Candeias do Jamari; Colorado do Oeste; Costa Marques; Guajará-Mirim; Itapuã do Oeste; Jaru; Ji-Paraná; Monte Negro; Pimenta Bueno; Presidente Médici;Rolim de Moura; São Miguel do Guaporé; Vale do Anari; Vilhena.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também